Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Previdência complementar

Diretoria executiva e conselheiros da CuritibaPrev tomam posse para o mandato 2025-2029

Prefeito Eduardo Pimentel participa da posse da nova diretoria da CuritibaPrev. Curitiba, 01/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel participou, na manhã desta terça-feira (1/4), da posse dos novos conselheiros eleitos e da diretoria Executiva selecionada para a CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba). A entidade é responsável pela oferta de planos de previdência complementar que possibilitam aos servidores de Curitiba e de outros oito municípios a possibilidade de cada um construir, ao longo da carreira, a sua poupança previdenciária.

Mais de 8,2 mil funcionários públicos municipais participam dos planos da CuritibaPrev. Deste total, 7,2 mil são da Prefeitura de Curitiba

Continuam à frente da CuritibaPrev o diretor-presidente, José Luiz Costa Taborda Rauen, e o diretor Financeiro, Fellipe Pacheco de Oliveira. O novo diretor de Previdência é Marcelo Linhares Frehse.

O prefeito destacou a competência e o conhecimento que têm os diretores que permanecem na Fundação. Ele lembrou que, como vice-prefeito de Curitiba por oito anos, acompanhou de perto a criação da Fundação que cuidaria da previdência complementar dos servidores da Prefeitura de Curitiba.

“Eu vi a CuritibaPrev nascer em um momento difícil pelo qual a cidade passou. Hoje nós temos Curitiba em um bom momento. Vocês têm grande responsabilidade”, alertou o prefeito aos integrantes da Fundação, entre servidores, conselheiros e dirigentes.

“O servidor trabalha uma vida inteira, contribui uma vida inteira, para ter tranquilidade na sua aposentadoria e contar com uma previdência sólida. Esta é a missão de vocês, queremos que a CuritibaPrev seja sólida e que atraia outros municípios”, disse Eduardo Pimentel.


Menos déficit e mais investimentos em Curitiba

O presidente da Fundação, José Luiz Costa Taborda Rauen, falou da importância da Fundação. “A missão da CuritibaPrev é proporcionar dignidade na velhice dos servidores, reduzir o déficit atuarial do sistema previdenciário municipal e permitir investimentos importantes em Curitiba”, declarou Rauen. “Praticamos justiça social, pois servidores que ganham abaixo do teto previdenciário podem participar dos planos de previdência complementar”, observou.

O presidente da CuritibaPrev acentuou que Curitiba foi a primeira cidade a ter um plano de previdência municipal. “E continua sendo o único fundo de pensão municipal”, completou.

O superintendente-geral da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Eduardo Lamers, elogiou o trabalho que a CuritibaPrev tem feito desde a sua fundação há seis anos. Ele contou que participou das primeiras reuniões, antes da instituição da entidade. “A CuritibaPrev é uma entidade vanguardista, em defesa dos servidores municipais e tem o apoio irrestrito da Abrapp. Entidades como a CuritibaPrev podem fazer a democratização da previdência” disse Lamers. Ele informou que a Associação representa cerca de 250 entidades em todo o país.

Novos conselheiros

Os eleitos pelos servidores que participam da CuritibaPrev para o Conselho Deliberativo foram: Mariella Vicco Pereira (titular) e Miguel Adolfo Kalabaide (suplente), ambos para o mandato de 1/4/2025 a 31/03/2029, e Paulo Cesar Aparecido Mota de Oliveira (suplente), para o mandato de 1/4/2025 a 31/03/2027.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Priscila Peixinho Maia (titular) e Fernanda Ferro Lima (suplente), as duas para o mandato de 1/4/2025 a 31/3/2029, e Allan Fernando Furtado Subtil (suplente) para o mandato de 1/4/2025 a 31/03/2027.

Durante a posse, a nova presidente do Conselho Deliberativo da CuritibaPrev, Jocelaine Moraes de Souza, e o ex-presidente do Conselho, Airton Sozzi Junior, foram homenageados. Jocelaine é a atual presidente do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba). Ela foi diretora de Previdência da CuritibaPrev até o fim de 2024.   

Além de Curitiba, outros municípios têm planos de previdência complementar da CuritibaPrev para seus servidores: Campina do Simão, Matinhos, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e Rio Negro, no Paraná, Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Presenças

Participaram da cerimônia de posse a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, o controlador-geral do Município, Bruno Pandini, o presidente da Curitiba S/A, José Lupion Neto, a assessora jurídica do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno, o secretário do Urbanismo, Almir Bonatto.

Atuais conselheiros da entidade também prestigiaram a cerimônia.