Com cerca de mil consultas por mês, o serviço do Telegramática, ofertado desde 1985 pela Prefeitura de Curitiba, é referência em agilidade e confiabilidade.
Desde o início deste ano, foram realizadas mais de 4,2 mil consultas. O uso da crase e questões de pontuação, especialmente a utilização da vírgula, seguem no topo da lista das dúvidas.
O escritor e poeta Gerson Oliveira é usuário antigo do serviço. “Sou fã, ligo para o Telegramática há mais de 25 anos. É muito mais confiável que tentar tirar suas dúvidas em sites de busca”, elogia Oliveira.
O poeta nasceu no Rio de Janeiro mas se considera curitibano de coração. “Já cometi erros no texto por procurar em sites de busca. No Telegramática elas são profissionais e nos atendem sempre muito bem”, completa.
“Mesmo com sites de busca e inteligência artificial, quem procura este serviço nos procura há muitos anos e recebe lições e orientações sobre gramática, além de um atendimento personalizado”, relata a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
São 38 anos de existência e mais de 1,6 milhão de atendimentos nesse período, entre perguntas sobre ortografia, verbos, pontuação e acentuação.
Atualmente, a equipe do Telegramática é composta pelas servidoras Rosana Wippel, Thaís Deschamps e Rita Fonseca. “Revisores, jornalistas e advogados formam o público que mais nos procura”, conta Rosana.
Apesar de hoje o sistema oferecer o envio das perguntas por e-mail/portal, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico. As dúvidas sobre a Língua Portuguesa não vêm apenas dos moradores de Curitiba, mas também há registros de ligações de outras cidades paranaenses e até de estados.
Mantido pela Secretaria Municipal da Educação, o Telegramática de Curitiba foi um dos primeiros serviços do gênero no país. Inspirado no Grammarphone, que era um serviço de tira-dúvidas à língua inglesa implantado na cidade de Arkansas (EUA), em 1979, a versão curitibana se tornou realidade em 1985, por meio de parceria da Prefeitura com a Telepar (então a companhia estatal de telefonia fixa).
Serviço:
Telegramática
Este serviço integra o Núcleo de Mídias Educacionais. É prestado por contato telefônico ou mediante resposta a formulário (em Serviço online) encaminhado via Portal da Educação. O interessado não precisa se identificar.
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Telefones: (41) 3350-3642 / (41) 3350-3645