A declaração de comorbidades para vacinação da covid-19 dos pacientes acima de 18 anos da rede privada está disponível para os médicos no portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em Curitiba, a declaração assinada por um médico do CRM será o único documento válido para a imunização destes pacientes.
O documento deve ser preenchido pelo médico da rede privada exclusivamente no Portal de Serviços do Conselho, onde constam a lista das 22 doenças e as condições elencadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação para essa etapa da imunização. O acesso à declaração é feito pelos médicos, com login e senha de acesso ao portal.
“A parceria com o CRM-PR é fundamental para Curitiba avançar nessa etapa da vacinação”, diz Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde.
No termo, o médico precisará declarar que o paciente está sob seus cuidados e, por fim, assinalar a veracidade e autenticidade das informações descritas na declaração, sob pena de responsabilização pelo Código de Ética Médica e Código Penal. A declaração será enviada via e-mail ao paciente, que deverá imprimir e levar na hora da vacinação com o comprovante de endereço e documento com foto.
Pessoas com comorbidades, acima de 18 anos, que têm acompanhamento médico do SUS pela rede municipal de saúde de Curitiba não precisarão de declaração médica para receber a vacina da covid-19 na cidade. Para essa população já cadastrada, o aviso da vacina será enviado pelo aplicativo Saúde Já.
Como será o cronograma
Nos dois casos, pacientes SUS e da rede privada, a vacinação contra a covid-19 acontecerá por ordem de idade, do mais velho para o mais novo. Os cronogramas serão organizados de acordo com a quantidade de doses de vacinas disponíveis no momento.