Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo Curitiba 2025

Curitiba vai receber primeiro hub de empresas para modernização da gestão governamental do Paraná

O prefeito Eduardo Pimentel participou da solenidade de lançamento do primeiro Hub de GovTechs do Paraná, em Curitiba, ao lado do secretário estadual da Inovação, Alex Canziani. Curitiba, 26/03/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Curitiba vai sediar o primeiro Hub de GovTechs do Paraná. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), foi anunciada, nesta quarta-feira (26/3), durante o Smart City Curitiba 2025, na Ligga Arena. O prefeito Eduardo Pimentel participou da solenidade ao lado do secretário estadual da Inovação, Alex Canziani.

O prefeito destacou a importância de um hub para atender prefeituras de todo o Estado e que Curitiba poderá contribuir com soluções já desenvolvidas pelo município. 

“O Hub de GovTechs é importante para o cidadão, é neste espaço que serão criadas soluções que melhoram a vida das pessoas. E Curitiba é uma cidade que trabalha para se modernizar”, afirmou Eduardo Pimentel.

O secretário estadual da Inovação explicou que o espaço terá como objetivo aproximar o setor público de soluções inovadoras desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia voltadas à modernização da gestão governamental, as GovTechs.

“Com o hub, nós vamos identificar problemas na administração pública e encontrar startups que ofereçam a solução. Isso significa melhoria em atendimentos ao cidadão em todas as áreas”, afirmou Canziani.

Investimento 

A Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC) foi homologada em chamada pública para estruturar, gerir e operar o ambiente, que será instalado no Canal da Música, no bairro Mercês. O investimento previsto é de R$ 15 milhões ao longo de três anos e a expectativa é de que o hub comece a operar a partir de abril.

O conceito de GovTechs abrange negócios que criam soluções específicas para órgãos públicos, atuando em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e transparência. Essas tecnologias incluem, por exemplo, sistemas de inteligência artificial para otimizar serviços, plataformas para desburocratização de processos e ferramentas que melhoram a comunicação entre governo e população.

Também participaram da solenidade o presidente do APTSJC, Jeferson Cheriegate, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o sócio-diretor do iCities, Beto Marcelino, e o diretor de Relações Institucionais da SEI, Diego Nogueira.

O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.