OUÇA AQUI
Prefeito Eduardo Pimentel fala sobre o novo Sacolão da Família de Curitiba.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou nesta sexta-feira (31/1), na Rua da Cidadania da Matriz, o decreto que autoriza a implantação do 12º Sacolão da Família da cidade. O novo equipamento de segurança alimentar será inaugurado em março de 2025 no Mercado Municipal Capão Raso, no bairro Novo Mundo, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).
A medida amplia o acesso da população a frutas e verduras de qualidade a preços acessíveis, fortalecendo as políticas municipais de segurança alimentar e nutricional.
Na assinatura do decreto, o prefeito também apresentou dados que mostram que a cesta básica de alimentos dos Armazéns e Sacolões da Família da Prefeitura de Curitiba é a mais barata do Brasil, na comparação com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Mais um avanço para a segurança alimentar
Eduardo Pimentel destacou a importância da iniciativa para a população curitibana.
"Vamos inaugurar um Sacolão amplo dentro do Mercado Regional do Capão Raso. O nosso objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional para toda a população, em todos os cantos da cidade", afirmou Pimentel.
O novo Sacolão da Família contará com um espaço de 350 metros quadrados e oferecerá cerca de 100 itens entre frutas e verduras. O início do funcionamento está previsto para logo após o Carnaval.
Integração com o transporte público
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ressaltou a localização estratégica do novo sacolão, que permitirá integração direta com o transporte coletivo.
"Esse é um sacolão muito importante. Já temos um Armazém da Família dentro do Mercado Municipal Capão Raso e, agora, com o novo Sacolão da Família, os curitibanos poderão acessar produtos a preços reduzidos com ainda mais facilidade. O mercado recebe cerca de 5 mil pessoas por dia, chegando a 15 mil nos finais de semana, e os passageiros que utilizam o Terminal Capão Raso poderão acessá-lo sem pagar nova tarifa dentro de um período de duas horas", explicou Maia Neto.
Atualmente, Curitiba conta com 11 unidades do Sacolão da Família e 35 lojas do Armazém da Família. Além disso, a região metropolitana soma mais 13 lojas, com expansão planejada devido ao impacto positivo dessas iniciativas.
Expansão e impacto social
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, reforçou a importância da ampliação do programa para garantir o acesso a alimentos essenciais.
"Essa é mais uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel e uma conquista para a cidade. Com essa nova unidade, chegaremos a 12 sacolões e mais de 48 lojas do Armazém da Família. Oferecer alimentos 30% mais baratos faz uma diferença significativa no orçamento das famílias e demonstra o compromisso da Prefeitura com a população", disse Leverci.
Também estiveram na assinatura do decreto o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; os administradores regionais da Matriz, Ariane Regis Silva, da CIC, Rudimar Fedrigo; de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos Filho, do Cajuru, Agostinho Creplive Filho, e do Portão, Rodrigo Reis, e vereadores.