Curitiba vai sediar uma ampla discussão sobre prevenção, tratamento, reinserção social e repressão às drogas na próxima quarta-feira (27/4). Inédito no País, o 1º Fórum Internacional de Política Sobre Drogas vai reunir representantes locais, nacionais e de outros países para debater estratégias em salas do Parque Barigui, sob coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Estão confirmados para o fórum os secretários nacionais de Políticas Sobre Drogas, Paulo Maiurino, de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha. Além deles, representantes dos órgãos federais norte-americanos DEA (Drug Enforcement Administration) e FBI (Federal Bureau of Investigation) e da Senad do Paraguai.
Programação
Na abertura, marcada para as 9h, também estarão o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e o diretor do Departamento Municipal de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.
“Durante a programação, teremos a certificação das primeiras comunidades terapêuticas, que são as instituições que fazem o acolhimento voluntário de dependentes de álcool e outras drogas”, antecipa Ferro.
À tarde, discussões simultâneas acontecerão em três grandes grupos temáticos: repressão, prevenção, cuidado e reinserção social. Ao final, os participantes farão uma carta de intenções de Curitiba para o tema.
Além da participação presencial, mediante inscrições, o conteúdo dos debates ficará disponível on-line, pela plataforma do Instituto Municipal De Administração Pública (Imap).
Toda a organização do fórum teve um cuidado sustentável, conforme pontua Ferro. “Desde a inscrição, confirmação de presença até os materiais visuais do evento não será utilizado papel, seguindo o conceito e a prática de cidade inteligente adotado pela capital paranaense”, salienta o diretor.
Como participar?
Mais informações sobre inscrições e participações no evento podem ser obtidas com a equipe do Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura, pelo telefone (41) 3221-2999.
Para cada eixo temático são esperados representantes de órgãos diversos, como das secretarias municipal e estadual da Saúde, de organizações da sociedade civil, igrejas, instituições de ensino, Fundação de Ação Social (FAS), parlamentares municipais, estaduais e federais, além de guardas municipais, policiais civis, militares e federais.
Política Nacional sobre Drogas
Desde 2019, o governo federal instituiu a Nova Política Nacional sobre Drogas, com a qual as iniciativas para o setor precisam estar alinhadas. A Política Nacional prevê o reforço das comunidades terapêuticas, que oferecem acolhimento, assistência e tratamento para pessoas com dependência química. Outra mudança é a promoção da abstinência em vez da redução de danos.