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Oportunidades iguais

Curitiba tem a menor taxa de distorção idade-série entre as capitais

 

Curitiba e Palmas (Tocantins) estão em 1º lugar entre as capitais com a menor taxa de distorção série-idade nas redes municipais de ensino. A taxa é o indicador do Ministério da Educação que permite acompanhar o percentual de estudantes com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.

A taxa de distorção série-idade em Curitiba caiu de 3,1% em 2016 para 2,3% em 2019, ano do mais recente levantamento. O indicador é produzido a partir dos dados do censo escolar.

"A taxa permite avaliar o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série", destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

"Na rede municipal de ensino de Curitiba, programas e projetos estão diretamente voltados para a questão do desempenho e aproveitamento escolar, dando as mesmas oportunidades para um bom desenvolvimento acadêmico a todos os estudantes.” 

Reconhecimento

Os investimentos na educação curitibana – nas esferas pedagógica, de infraestrutura e formação profissional - rendem frutos reconhecidos até internacionalmente.

A qualidade da educação curitibana chamou a atenção do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, em Boston, Estados Unidos. O projeto Faróis do Saber e Inovação da Prefeitura de Curitiba participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e MIT Media Lab. Foi anunciado como um dos oito projetos selecionados no país – único na região sul – para integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição.

Os faróis da inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, lançados na década de 1990 como bibliotecas públicas com acesso gratuito à internet. Contam com espaços maker e impressoras 3D.

Os investimentos em robótica – mais de um milhão de reais em novos kits de microduíno – são também destaque. Em junho de 2019, a equipe Conectados, da Escola Municipal Durival de Britto e Silva (Cajuru), ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano.

Ideb

A capital do Paraná segue como referência no ensino público municipal. Em 2018, quando foi divulgado pelo governo federal o último dado, Curitiba registrou crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País – mais rigoroso e completo que levantamentos pontuais feitos localmente por outros órgãos.

O Ideb das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) passou de 6,3 para 6,4 e superou em 3,2% a meta estabelecida pelo Ministério de Educação para a cidade, que era de 6,2. Com este desempenho, Curitiba continua com o melhor ensino público do país entre as capitais com mais de um milhão de habitantes.

O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).

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