Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura e cidadania

Curitiba é o grande palco de ações do Dia Internacional das Cidades Educadoras

De norte a sul, ações das Cidades Educadoras mobilizam Curitiba. Foto: Divulgação

Esta quinta-feira (30/11) foi um dia especial para os curitibinhas e curitibanos que se engajaram nas ações em comemoração ao Dia Internacional das Cidades Educadoras. Nas dez regionais, atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura destacaram o tema A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora.

A agenda envolveu atividades relacionadas à educação, saúde, trânsito, ação social, meio ambiente, cultura, turismo, esportes, cidadania, música, entre outras.

“Ficamos muito felizes com o envolvimento de todos, este ano o tema foi cultura como fonte de criação e aprendizagem, no mundo inteiro todas as cidades trataram deste assunto tão relevante. Parabéns a todos os envolvidos neste brilhante movimento”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.

Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países, todas envolvidas em ações semelhantes com seus cidadãos.

Rede internacional

Curitiba integra a rede de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Em maio do ano que vem, a capital do Paraná vai sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Para isso foi criado um Comitê intersetorial que é responsável pela organização dos preparativos para o evento. Será a primeira vez que a capital do Paraná sedia esse evento.