Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais tempo na escola

Curitiba ganha Unidade de Educação Integral para atender 180 estudantes

O prefeito Rafael Greca e o vice Eduardo Pimentel entregaram a Unidade de Educação integral (UEI) Integrada Santa Felicidade. Curitiba, 18/06/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Curitiba ganhou sua quarta Unidade de Educação integral (UEI) nesta terça-feira (18/6). O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel entregaram a UEI Integrada Santa Felicidade, no bairro Vista Alegre, para atender 180 estudantes das escolas municipais Ana Hella e Nympha Peplow Rocha em tempo ampliado. São 90 crianças no período da manhã e mais 90 à tarde.

A unidade, na Rua Gardênio Scorzato, 1.087, foi instalada na Casa Franciscana Beatas Angelinas, que recebeu reformas e adequações feitas pela Prefeitura de Curitiba para atender as necessidades da rede municipal de ensino.

“Lugar de criança é na escola. Ficamos muito felizes com a inauguração de mais uma UEI em nossa Curitiba”, disse o prefeito.

Além da UEI Santa Felicidade, no ano passado foram inauguradas unidades no Boa Vista (UEI Ano 330), Portão e Tatuquara. Essas unidades concentram estudantes do Ensino Fundamental de diversas escolas da região.

O vice-prefeito destacou que educação é prioridade. “A educação é nosso futuro e meu compromisso”, disse Eduardo Pimentel.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.

Os estudantes aprovaram o novo espaço. “O parquinho e o jardim são maravilhosos”, contou Luíza Machaki, do 3º ano do Ensino Fundamental da escola Ana Hella. “Mas eu gosto mesmo de matemática, adoro estudar e adoro a minha escola”, confessou a menina.

José Henrique de Souza, 5º ano, também é fã de Exatas. “Matemática é o que mais gosto”, afirmou o menino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a abertura da quarta UEI da cidade integra as estratégias de ampliação da oferta de tempo ampliado na rede municipal. A expansão é feita de maneira gradativa desde 2017, quando a rede somava 86 unidades com integral, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade. Atualmente, são 172 escolas com integral e, até o final do ano, todas as 186 unidades terão essa opção em pelo menos parte das turmas ou nas UEIs.

Histórico do local

A casa Franciscana Beatas Angelinas foi inaugurada em 1984 e até o ano 2000 atendeu na modalidade da educação infantil. A comunidade foi beneficiada ainda com projetos de costura, crochê e formação humana para meninas com idade até 10 anos.

Atualmente, quatro irmãs moram na parte superior da casa e servem a comunidade com aulas de música, canto e orientação profissional. Para acomodar a UEI, a Secretaria Municipal da Educação investiu R$ 456.413,38 em serviços de pintura, adaptação dos banheiros, colocação de pavers, entre outros.

Presenças

Prestigiaram a entrega da UEI o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo de Educação de Santa Felicidade, Denise Rutkoski; a diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de Educação integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a coordenadora da UEI, Tatiane Renata Zanetti da Silva; a diretora Escola Ana Hella, Roberta Copi, e a vice-diretora Sandra Regina Rodrigues dos Santos; a diretora da Escola Nympha Maria Peplow, Silvia Elizabeth Kalbermatter Boell, e a vice-diretora Graciela Aparecida Gomes. A solenidade contou ainda com uma apresentação artística de estudantes da Apae.

Em alta