Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria internacional

Curitiba e Corrientes, na Argentina, projetam cooperação

 

Curitiba e a cidade de Corrientes, capital da província de mesmo nome situada no norte da Argentina, encaminharam nesta semana um protocolo de intenções para a cooperação técnica entre os municípios, nas áreas de desenvolvimento urbano e Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). A iniciativa do vice-governador daquela província do país vizinho, Gustavo Canteros, como parte do Programa Corrientes en el Mundo, foi coordenada pelo Consulado da Argentina em Curitiba, por intermédio do cônsul Pedro Marotta, e destaque na imprensa local.

Em reunião virtual, na quarta-feira (9/12), foi reforçado o interesse na parceria intermunicipal e projetada uma agenda de atividades, que inclui um encontro do vice-governador Gustavo Canteros, o prefeito Rafael Greca e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, quando as condições sanitárias relativas à pandemia permitirem.

Participaram da reunião, a diretora de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Liana Vallicelli; o vice-cônsul argentino em Curitiba, Sebastián Bertuzzi; Ileana Branchi, Jorgelina González e Sebastián Podestá, da equipe de Cooperação Internacional de Corrientes; Julio Putallaz, da equipe de Gestão Urbana; Daniel Castelo, do departamento de Participação  Cidadã e Felix Matias Woelfin, do Conseho de Jovens Profissionais da vice-governadoria de Corrientes.

Situada a 920 quilômetros de Buenos Aires, na orla do Rio Paraná, a cidade de Corrientes tem 399 mil habitantes, sendo a décima mais populosa da Argentina. Capital da província de mesmo nome, foi fundada em 3 de abril de 1588, sendo o município mais antigo da região norte do país vizinho. Corrientes é rica em tradições históricas e culturais, tendo o seu Carnaval como um dos destaques.