Curitiba tem 353 estudantes com superdotação/altas habilidades atendidos nas dez regionais da cidade. São 1.548 atendimentos mensais. As ações e estratégias da rede municipal de ensino para esse público foram abordadas nesta quinta-feira (23/5), no Salão de Atos, durante a programação do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado desde terça-feira (21/5) até esta sexta (24/5) no Parque Barigui.
Na capital do Estado, o programa para atender estudantes com altas habilidades/superdotação foi ampliado durante a atual gestão.
Eles recebem atendimento educacional especializado em Salas de Recursos de Altas habilidades/Superdotação nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a estratégia de ampliação desse tipo de atendimento surgiu a partir de um grande levantamento em todas as unidades. “Assim identificamos novos estudantes para esse tipo de atendimento e ampliamos a oferta”, relatou Maria Sílvia.
O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria da Educação faz a triagem para os novos atendimentos. “A qualquer momento os professores podem nos enviar o formulário, que será analisado pela nossa equipe especializada”, explica a diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel.
A gerente de Cooperação e Encaminhamentos Especializados, Flavia Fernanda Majcher Cardoso, esclarece que o papel do professor é orientar as atividades dos estudantes, com base nas habilidades, talentos e curiosidades que eles mesmos demonstram.
A atual gestão abriu 15 novas salas de recursos para atendimento de crianças e estudantes com altas habilidades/superdotação. O número foi quadruplicado, de 5 salas para 20, nos CMAEEs das dez regionais.
O atendimento educacional especializado, realizado no contraturno escolar, está disponível nas unidades da rede de manhã e de tarde.