Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Política Sobre Drogas

Curitiba abre chamamento público para repasse de recursos às Comunidades Terapêuticas

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) está com o edital de chamamento público aberto para seleção de propostas de organizações da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, caracterizadas como Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. O chamamento prevê o repasse de recursos para a contratação de monitor e psicólogo ou assistente social.

O objetivo é aprimorar o atendimento ofertado às pessoas que apresentam dependência de álcool e outras drogas e a qualificação das ações de prevenção, cuidado, recuperação e reinserção social.

Propostas

Os interessados podem apresentar sua proposta até o dia 28 de julho de 2023. A entrega da documentação solicitada em edital deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), que fica na Avenida Senador Souza Naves, 312, no bairro Alto da XV. O horário é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Acesse aqui o edital.

Poderão ser selecionadas até sete propostas de Comunidades Terapêuticas Acolhedoras para a celebração de termo de colaboração, conforme previsto no Plano de Trabalho do Convênio.

Segundo o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro, o chamamento Público atende uma das metas estabelecidas no Termo de Convênio nº 931320/2022, celebrado entre a União e o Município de Curitiba.

“O chamamento público visa colaborar com o apoio ao funcionamento e a qualificação dos serviços prestados por essas organizações em Curitiba”, disse o diretor.

Comunidades Terapêuticas

As Comunidades Terapêuticas são entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).

Segundo Ferro, atualmente 15 Comunidades Terapêuticas são certificadas no Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Curitiba (COMPED).

Em alta