Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novidade

Duoboll: novo esporte curitibano une atividade física e estímulo cognitivo com duas raquetes

Duoboll é um esporte que nasceu em Curitiba e tem aulas gratuitas no Centro de Esporte e Lazer Bacacheri. Curitiba, 10/04/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Já pensou em praticar um esporte com duas raquetes, uma em cada mão, estimulando corpo e mente? Agora isso é possível com o duoboll, um esporte genuinamente curitibano, criado durante a pandemia, que está conquistando novos adeptos. As turmas para a prática estão disponíveis no Centro de Esporte e Lazer Bacacheri, todas as quartas-feiras, às 15h, 16h, 18h e 19h.

Últimos dias de promoção na Linha Turismo com tarifa a R$ 6
Violão Clássico é o novo curso da Rua da Cidadania Fazendinha, com inscrições abertas

A nova modalidade é uma excelente opção para quem busca um esporte diferente, que alia atividade física, diversão e estímulos importantes para o cérebro e a coordenação motora. O esporte foi criado pelo vendedor de arte Jeniferson Carneiro, que, entediado no período da pandemia de covid-19, resolveu inventar uma atividade em casa com os filhos.

“Na pandemia, a gente ficou meio entediado em casa, aí eu peguei algumas raquetinhas, começamos a brincar com uma bolinha de tênis mesmo e foi muito legal. E ali eu vi uma possibilidade de criar um jogo diferente, com duas raquetes, uma em cada mão, e assim nesceu o duoboll", conta Jeniferson.

A experiência em família foi tão positiva que ele decidiu compartilhar a novidade com os amigos Fabiano, Cecília e Mariana. A partir daí, a ideia ganhou força e eles melhoraram o equipamento e estabeleceram regras para jogar. E assim surgiu um novo esporte. 

“Como nossa ideia inicial foi jogar na praia, então a gente precisava de um material mais impermeável, durável, e desenvolvemos primeiro a raquete de madeira, que é uma raquete náutica com impermeabilização, e aí a gente sentiu a necessidade de jogar também em quadra, que era um desafio maior. Assim misturamos frescobol, beach tênis e o vôlei e criamos as regras”, comentou Fabiano.  

O grande diferencial do duoboll é poder jogar com duas raquetes, uma em cada mão, trabalhando assim a bilateralidade corporal.

“A gente encontrou alguns estudos de neurocientistas explicando esse impacto de você fazer o estímulo do lado predominante e não predominante, e como isso em pouco tempo de treino de duoboll acaba melhorando significativamente a bilateralidade e a parte cognitiva. Ou seja, o esporte vai muito além de uma simples atividade física”, disse a professora Cecília Ayaco.

As inscrições para a prática do duoboll já podem ser realizadas no Portal Curitiba em Movimento e quem experimenta a nova modalidade adora. Foi o caso do aposentado Ambrósio Souza, de 77 anos. Ele já pratica o beach tênis e ficou empolgado com o duoboll.  

“Eu achei muito bom esse desenvolvimento do corpo parelho, dos dois lados, eu acho sensacional. Para quem já tem uma certa experiência com raquete não é tão difícil não, é só acostumar que vai embora”, disse Ambrósio.

A fonoaudióloga Emília também gostou do novo esporte curitibano. “É um esporte bacana, acredito que é bem importante a gente trabalhar os dois lados do cérebro e esse duoboll ele realmente proporciona isso. A gente precisa coordenar sempre lado direito e lado esquerdo, é desafiador e ao mesmo tempo é gostoso de jogar. Então acho que vai ser sucesso aqui”, falou Emília.  

Regras e dimensões oficiais

O duoboll é praticado em quadra com dimensões diferentes, de acordo com a modalidade: simples (4,5m x 16m) ou duplas (8m x16m). A altura da rede é de 1,70m. As regras são simples e dinâmicas. Confira:

  • O objetivo é derrubar a bolinha na quadra adversária;
  • Não é permitido dar dois toques na bolinha durante a partida;
  • Em duplas, os jogadores se alternam no saque conforme a pontuação;
  • Cada partida é composta por até três sets de 15 pontos;
  • No 1º set, o jogador ou dupla à esquerda do árbitro deve sacar com a mão esquerda, e quem estiver à direita, com a mão direita;
  • No 2º set, a quadra é invertida, mantendo-se as regras de saque;
  • No 3º set, novamente com a quadra invertida, o saque passa a ser de livre escolha dos jogadores;
  • Se uma das equipes vencer os dois primeiros sets, o terceiro não é jogado;
  • Em caso de empate no terceiro set, a disputa segue até que uma das equipes obtenha dois pontos de vantagem.

Como participar

As aulas de duoboll no CEL Bacacheri são gratuitas e abertas à população. As inscrições podem ser feitas pelo portal Curitiba em Movimento.