Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração

Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais se fortalece em 2022

O Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM) é um órgão que tem o propósito de associar as Guardas Municipais de 10 municípios da região da capital paranaense. Desde que foi idealizado em 2017, o COIN-GM desenvolveu ações de intercâmbio e colaborou para fortalecer a atuação das corporações, e neste ano alcançou metas importantes para a legitimação do órgão. 

Durante as dez reuniões realizadas pelo consórcio em 2022, as medidas aprovadas pelos membros são a criação de um estatuto em maio, e a eleição da diretoria executiva, que inclui o Prefeito de Curitiba Rafael Greca como presidente.

"A ideia de nos organizarmos em consórcio é nos apoiarmos de forma mútua. Curitiba conta com a Muralha Digital que pode e deve ser espelhada para os municípios, principalmente com a tecnologia disponível na entrada e saída da cidade, naquilo que houver necessidade. Esse é um importante trabalho em rede. Viva a Grande Curitiba", disse o prefeito Rafael Greca na última reunião do ano. 

Além disso, as reuniões foram utilizadas para definir o planejamento orçamentário para 2023 e a indicação de guardas municipais para os cargos executivos, fiscais e administrativos. Um representante do órgão também foi indicado para integrar a equipe do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Compartilhamento de informações

Os integrantes do COIN-GM também participaram de uma série de atividades de integração ao longo do ano. No mês de agosto, os guardas da RMC puderam conhecer a Muralha Digital, o sistema de videomonitoramento de Curitiba, e discutiram o compartilhamento de informações, a realização de cursos de capacitação e a atuação conjunta em situações de crises. 

Em outubro, os guardas da região metropolitana se reuniram novamente para participar de exercícios de capacitação no atendimento a mulheres vítimas de violência e na área de inteligência. Já em dezembro, o consórcio organizou uma nova edição do evento Rosas de Aço, que enaltece a presença feminina nas forças de segurança pública.

Em 2023, o COIN-GM terá uma sede com estrutura para abrigar sua equipe própria. O espaço será junto ao prédio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. 

Em alta