O isolamento voluntário tem sido uma medida consciente e necessária que está sendo estimulada pelas autoridades de saúde para contenção do avanço do coronavírus. Com isso, os serviços de delivery crescem como opção entre os curitibanos.
Para garantir a segurança de forma que não haja contaminação neste processo, tanto de quem entrega, como de quem recebe os produtos ou alimentos, a Secretaria Municipal da Saúde faz as seguintes recomendações:
Para os trabalhadores em delivery
- Disponibilize a todos os funcionários e entregadores do delivery, acesso fácil a pias providas com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal, além de frascos com álcool 70% gel.
- É preciso intensificar a limpeza das sedes dos deliveries com água e sabão ou produto próprio para limpeza.
- A máquina de pagamento dos pedidos deve ser constantemente higienizada pelo entregador com álcool 70%.
- Funcionários e entregadores com dificuldades respiratórias devem ser afastados e orientados a seguir isolamento domiciliar por 14 dias.
- Em caso do funcionário ter sintomas como febre alta e falta de ar e de ter viajado ou ter tido contato com quem viajou ao exterior ou estados com transmissão comunitária, deve realizar isolamento domiciliar e procurar orientação pelo 3350-9000.
Para os consumidores
- O pagamento de conta pelo cliente deve ser realizado, preferencialmente, por aplicativo ou site. Não sendo isso possível, preferencialmente por via cartão de crédito ou débito, em que o próprio cliente deve manusear o cartão.
- Assim que receber o produto, o consumidor deve higienizar a embalagem do alimento com álcool gel 70% e também higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.