O trabalho de acompanhamento da condição das águas e da qualidade dos rios da cidade, feito pela Prefeitura, foi tratado em reunião temática on-line do Conselho da Cidade (Concitiba), nesta quinta-feira (22/7), como parte do Plano Setorial de Desenvolvimento Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Na reunião, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Ibson Campos, e o biólogo da SMMA Vinícius Abilhoa detalharam o trabalho do município na utilização do Índice de Qualidade de Água (IQA) como ferramenta de gestão e o Biological Monitoring Working Party (BMWP) de análise dos bioindicadores das regiões ribeirinhas.
Campos ressaltou a importância da educação ambiental como reforço neste processo de preservação dos rios da cidade.
Lançado em abril de 2019, o Amigo dos Rios, programa de despoluição e limpeza dos rios da cidade, conta com equipes contratadas pela Prefeitura que atuam junto a escolas e à comunidade para sensibilizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo, da preservação das matas ciliares e da a ligação correta das redes de esgotamento sanitário.
“Durante a pandemia realizamos com webinários, dando continuidade ao processo de orientação às comunidades das bacias, onde foram criados comitês locais”, explicou o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da SMMA.
Ibson Campos destacou também que o consentimento e a orientação da Prefeitura são indispensáveis para a implantação correta de redes de esgoto sanitário de forma a evitar a poluição dos rios. “Quando um morador é auxiliado por alguém que não tem um conhecimento técnico, que não sabe instalar propriamente uma rede, ele pode estar danificando aquela região e dificultando o trabalho de despoluição”, reforçou.
Participantes
A reunião foi coordenada pela secretária executiva do Concitiba, Sheila Branco. Participaram da videoconferência, o vereador Oscalino do Povo, representando o Poder Legislativo; Jean Michel Galiano, da Associação Comercial do Paraná (ACP); Mariane Erbanor Romeiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (SINDUSCON); Janaina de Fátina Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); João Carlos Santana, da Associação Comunitária Unidos da Vila Maria e Região; Sérgio dos Santos, do Centro Comunitário Alto Bela Vista; Mauro Algacir Gonçalves da Costa, da Associação de Moradores Saturno e Aparecida Nogarolli, do Movimento Consciência e Cidade.
Por parte da estrutura municipal participaram Denise Mitiko Murata, Leny Toniolo e Sérgio Matheus Rizzardo, da SMMA; Aldemar Venancio Martins Neto, da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs); Rosimeiri Morezzi, da Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT) e Cláudia Schneck, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).