A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), coordenada pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, aprovou no final de maio, a liberação de R$ 739 milhões para os projetos da evolução da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e do Bairro Novo da Caximba.
Os recursos são provenientes de financiamentos externos do Banco Interamericano de Investimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) somados a contrapartidas da Prefeitura.
A liberação dos recursos necessita ainda cumprir outras etapas. Com a aprovação pela Cofiex, a validação dos financiamentos segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), conforme o rito para tomada de empréstimos internacionais.
O Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba prevê a implantação de infraestrutura e de construção de novas unidades habitacionais necessárias para o reassentamento das 1.147 famílias que vivem em área de risco na Vila 29 de Outubro.
A solução proposta visa a assegurar a integridade da área de proteção ambiental, bem como das condições urbanísticas adequadas para a população e contempla um conjunto de intervenções voltadas às prioridades que envolvem saneamento, meio ambiente, mobilidade e infraestrutura urbana e social.
No contexto da priorização da gestão dos riscos climáticos em Curitiba, o Projeto Gestão de Risco Climático do Caximba propõe potencializar a recuperação e a melhoria da qualidade ambiental dessa porção da bacia hidrográfica do Rio Barigui, e das condições de habitação da comunidade que vive na região.