Comerciantes do Seminário esclareceram dúvidas, nesta quarta-feira (22/8), sobre como será o acesso dos clientes às suas lojas durante a futura construção da trincheira das avenidas Mário Tourinho com Nossa Senhora Aparecida. “A maior preocupação é se haveria bloqueio total das avenidas. Mas a operação está configurada para garantir que a clientela chegue ao comércio com acesso de entrada e saída”, explicou o engenheiro da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Márcio Augusto de Toledo Teixeira.
Participaram da reunião, realizada no Ippuc, os representantes das lojas Kalunga, Petz, Casa do Produtor, Academia Boxe Training e Luna Luce Iluminação, instaladas nas quatro esquinas das Avenidas Mário Tourinho e Nossa Senhora Aparecida.
Segundo Teixeira, o encontro foi importante para tranquilizar os empresários quanto aos acessos dos clientes no período de realização das obras. O engenheiro destacou que as medidas têm foco nos fluxos de passagem e nos que dão acesso aos locais mais próximos da obra.
O fluxo de passagem será desviado pela sinalização e o de acesso está configurado para que as pessoas cheguem aos endereços lindeiros à trincheira. “Obras sempre causam impacto, como barulho e interrupções parciais de acessos. Quem precisar acessar o comércio terá garantido o deslocamento a esses locais, a partir de intervenções de sinalização na Avenida Nossa Senhora Aparecida, que praticamente não sofrerá interrupções”, explicou Teixeira.
O encontro também contou com a presença do administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, que será um dos coordenadores da reunião de apresentação da obra à população na próxima segunda-feira (27/8), no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Nossa Aparecida, 1.637, Seminário.
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Na oportunidade, técnicos do Ippuc mostrarão detalhes do projeto, a Setran irá apresentar a operação de trânsito, indicando desvios e rotas alternativas e o Consórcio TCE/Triunfo (vencedor da licitação) o plano das obras a ser implantado.
A trincheira do Seminário faz parte de um conjunto de obras e projetos de melhoria do sistema viário e do transporte, em especial da Linha Inter 2. Esse pacote inclui a reconstrução do terminal do Campina do Siqueira, próximo da trincheira, e do Terminal Hauer, entre outras intervenções.