Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vida nova

Com Eduardo Pimentel, servidores da Prefeitura de Curitiba celebram a aposentadoria

Prefeito Eduardo Pimentel com a presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, participa da cerimônia de aposentadoria dos servidores da Prefeitura. Curitiba, 15/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

A primeira cerimônia de aposentadoria preparada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) para o ano de 2025 foi marcada por uma grande celebração. O prefeito Eduardo Pimentel participou da celebração que reuniu, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, cerca de 80 servidores que se aposentaram entre dezembro e abril.

Muita gente se emocionou com o marco que a etapa da aposentadoria representa na vida de cada trabalhador. O prefeito fez um agradecimento caloroso aos servidores da Prefeitura.

“É uma alegria poder participar desse momento importante na vida de vocês. Muito obrigada pelo tempo de profissionalismo, dedicação e cuidado com a cidade, sentimento que sei que não vai passar nunca. Continuem ajudando a cidade com o conhecimento que vocês têm”, declarou o prefeito diante da plateia lotada na Praça do Iguaçu, dentro do Memorial.

O Vida Nova voltou!

Ao falar do seu avô, o ex-governador Paulo Pimentel, que tem 96 anos, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do exercício físico e da cabeça ativa. E lembrou que, em janeiro, ao celebrar o Dia do Aposentado no IPMC, havia feito o compromisso de voltar com o programa Vida Nova, com atividades para os beneficiários do Instituto.

Os aposentados poderão participar de programações especiais a partir deste mês, como aula de desenho e pintura em tela, inclusão digital, palestras no Instituto Curitiba de Saúde, o plano de saúde dos servidores, visitação e oficina no Museu Oscar Niemeyer, coral, bingo, caminhada e festa junina.

Ao lado da presidente do Instituto, Jocelaine Moraes de Souza, o prefeito entregou a alguns servidores o certificado de reconhecimento público. A servidora Ivaldete do Rocio de Castro, de 57 anos, foi uma das que receberam. Ela disse que gostou muito da homenagem feita aos aposentados. 

“É a valorização dessa vida que a gente teve aqui na Prefeitura e que cumprimos com ética e amor. Costumo dizer que a gente tem que gostar do que faz para nunca ter que trabalhar na vida”, brincou ela, que trabalhou 33 anos no Município.

A presidente do IPMC, que é servidora de carreira do Instituto, estava emocionada pela celebração. “Cada um de vocês deixou a sua marca na Prefeitura de Curitiba pelas escolhas que fizeram com responsabilidade e empenho. Vocês ajudaram a fortalecer a nossa cidade. E vão continuar a fazer parte, agora como aposentados do IPMC”, disse Jocelaine.


“Eu sou o centro de tudo”

A professora Rosana Brunner, de 57 anos, estava acompanhada da filha, Suzana Brunner, de 33 anos, e fez questão de registrar o momento diante do painel preparado especialmente para a cerimônia de aposentadoria. A servidora se aposenta num dos dois padrões que tem, por isso, continua trabalhando, mas em apenas um período.

Aposentada desde fevereiro, ela conta que tem aproveitado a nova etapa. “Agora eu sou o centro de tudo. Sou mais importante e o trabalho se tornou leve e gostoso”, resumiu.

Além do certificado nominal a cada aposentado, os participantes receberam uma sacola com diversos materiais importantes sobre a nova fase de vida, a programação do Vida Nova, a Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba. Os aposentados receberam mudas frutíferas e a Banda Lyra animou a festa. Eles puderam assistir ainda um vídeo com depoimentos de outros servidores que já estão aposentados e que relataram como têm levado a vida.

Presenças

Além dos servidores e gestores do IPMC, participaram da cerimônia de aposentadoria a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Marina Bueno, o presidente da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba), José Luiz Costa Taborda Rauen, a secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, e o vereador Serginho do Posto.