A Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba orienta a população sobre as maneiras de evitar estragos causados pelas chuvas fortes típicas da estação. A verificação periódica do telhado da casa é um dos principais cuidados. É preciso conferir se as telhas estão bem colocadas e alinhadas. Se estiverem quebradas, devem ser trocadas; as telhas próximas aos beirais devem estar bem fixadas.
Moradores devem estar atentos quanto à limpeza de calhas, retirando folhas mortas, poeira e qualquer material que impeça o escoamento da água. A colocação de tela sobre calhas rasas ajuda a evitar o transbordamento da água da chuva e de granizos.
É aconselhável limpar rufos, impermeabilizar as lajes de cobertura, verificar os revestimentos de fachada para evitar infiltrações e o descolamento de materiais de revestimento e manter a estabilidade das árvores do terreno, com a poda de galhos que correm o risco de cair.
Outras dicas da Cosedi: verificação do sistema de coleta e escoamento da água da chuva para sua desobstrução e funcionamento adequado; colocação de grades sobre as entradas do sistema, para evitar que folhas ou lixo sejam levados ao interior da tubulação causando seu entupimento e evitar que ratos entrem na tubulação.
"Nunca ligue a canalização de coleta da água da chuva com o sistema de coleta de esgoto sanitário, porque pode causar refluxo para o interior das dependências mais baixas da casa ou da casa dos vizinhos. Essa mesma orientação vale também para fossas sépticas", afirma o coordenador da Cosedi, Hermes Peyhr.
Pessoas que vivem em locais sujeitos a inundações ou em terrenos em encostas devem estar atentos aos boletins da previsão do tempo e as informações do sistema de Defesa Civil, para saber com antecedência se há possibilidade de ocorrer chuvas ou vendavais.
Lixo e animais - Outro cuidado a ser tomado é com insetos e pequenos animais. Em épocas de chuvas fortes ou prolongadas, insetos e roedores procuram abrigos dentro das casas. Cuidado com aranhas marrons e ratos. Os muros de divisa e muros de arrimo que não têm drenagem adequada podem desabar causando graves acidentes. Verifique se o muro de limite do seu lote não está represando a água de chuva.
Moradores das áreas com grande inclinação, onde existam barrancos, devem se precaver e tomar as medidas necessárias para evitar deslizamento de terra, que pode causar o desabamento das construções. É necessário cobrir com uma lona a terra exposta em taludes instáveis ou em cortes de regularização de terreno e fazer canaletas de drenagem para evitar a erosão do solo.
Procure fazer a verificação de materiais soltos depositados no lote, como areia, brita, saibro; tenha uma contenção que resista a enxurradas e mantenha sempre limpo e desimpedido o caminho das águas. Se notar que o bueiro da rua está obstruído, comunique o fato à Regional do bairro.
Valetas, córregos ou rios não podem ser usados como depósito de lixo, nem de restos de podas de plantas ou restos de construção. Essa prática é a causa de muitos desastres e outros prejuízos. Tire dúvidas nas Administrações Regionais da Prefeitura e pelo telefone 156, serviço que também pode ser acionado em casos de emergência.
Dicas da Cosedi para evitar danos com as chuvas fortes:
-
Verifique o estado do telhado de sua casa. Veja se as telhas estão bem colocadas e alinhadas; as telhas quebradas devem ser trocadas e as dos beirais bem fixadas.
-
Limpar as calhas retirando as folhas mortas, poeira e qualquer material que impeça o escoamento da água.
-
Colocar tela sobre as calhas rasas ajuda a evitar o transbordamento se houver chuva de granizo.
-
Limpe os rufos também.
-
Impermeabilizar as lajes de cobertura.
-
Verificar os revestimentos de fachada para evitar infiltrações e descolamento dos materiais de revestimento.
-
Verificar a estabilidade de árvores de porte existentes no terreno. Providenciar a poda de galhos em situação de risco potencial.
-
Verificar se o sistema de coleta e escoamento da água da chuva está desobstruído e funcionando.
-
Ponha grades sobre as entradas do sistema para evitar que folhas ou lixo sejam levados para o interior da tubulação causando seu entupimento.
-
A grade também evitará que os ratos entrem pela tubulação.
-
Nunca ligue a canalização de coleta da água da chuva com o sistema de coleta de esgoto sanitário. Isto pode causar refluxo para o interior das dependências mais baixas da casa ou dos vizinhos. Isto vale para a fossa séptica também.
-
Se notar que a boca de lobo da rua está obstruída, comunique o fato a Administração Regional a qual seu bairro pertence.
-
A valeta, córrego ou rio não podem ser usados como depósito de lixo. Não jogue lixo nem restos de podas de plantas ou caliça nos fundos de vale e denuncie quem faz. Esta prática é a causa de muitos desastres, prejuízos e mortes nos períodos de fortes chuvas.
-
Cuidados com insetos e pequenos animais. Em épocas de chuvas fortes ou prolongadas, insetos e roedores tendem a procurar abrigo dentro das casas. Cuidado com aranhas marrons e ratos.
-
Muros de divisa e muros de arrimo que não tem uma drenagem adequada podem desabar causando graves acidentes. Verifique se o muro de limite do seu lote não está represando a água de chuva.
-
Os moradores das áreas com grande inclinação - onde existam barrancos - devem se precaver e tomar as medidas necessárias para evitar deslizamento de terra, que pode causar o desabamento das construções.
-
Cubra com uma lona a terra exposta em taludes instáveis ou em cortes de regularização de terreno e faça canaletas de drenagem para evitar a erosão do solo.
-
Verificar se os materiais soltos depositados no lote, tais como areia, brita, saibro, tem uma contenção que resista a enxurradas.
-
Mantenha limpo e desimpedido o caminho das águas.