Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Para toda a comunidade

Centro de Curitiba é palco da feira do Dia Internacional das Cidades Educadoras

Nesta sexta-feira (29/11), das 9h às 16h, a esquina das ruas XV de Novembro com a Monsenhor Celso, no Centro da cidade, será o palco principal da Feira Comemorativa do Dia Internacional da Cidade Educadora. A mobilização é aberta ao público e a programação inclui apresentações culturais, flash mob, fanfarras, mostras de projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba e muito mais.

A feira é o ponto alto de ações que são realizadas desde o último dia 25 até 30 de novembro em diversos espaços da cidade, nas dez regionais, em alusão ao Dia Internacional das Cidades Educadoras, comemorado em 30/11.

A programação inclui iniciativas da Educação, Saúde, Ação Social, Meio Ambiente, Relações Internacionais, Defesa Social e Trânsito, Ippuc, Fundação Cultural, Turismo, Esporte, Segurança Alimentar, Governo, Agência Curitiba, entre outras, conectando profissionais, estudantes e a comunidade em atividades e debates diversos.

“Nossa Curitiba é a cidade mais inteligente e também inovadora e educadora”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Projetos como o Hipervisor Urbano, Faróis Móveis, Central Saúde Já, entre outros, serão apresentados aos cidadãos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que as ações curitibanas como cidade educadora renderam à capital do Paraná uma posição de destaque no cenário nacional. Em maio deste ano, Curitiba sediou, pela primeira vez, o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, com representantes de 12 países e 136 cidades.

“Escolas, Núcleos Regionais da Educação e Ruas da Cidadania realizam diversas ações para celebrar este dia especial, tornando a cidade um verdadeiro laboratório de aprendizagem”, resume Maria Sílvia.

Histórico

Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma Associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras.

Atualmente participam da AICE cerca de 500 cidades de 35 países distribuídos por todos os continentes.