Curitiba foi eleita na noite desta segunda-feira (7/11), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, a cidade paranaense com a melhor gestão pública pela etapa regional do Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. A capital paranaense concorreu na categoria Cidades com Mais de 100 Mil Habitantes.
O prefeito Rafael Greca foi representado no evento de premiação pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.
“Um grande orgulho receber este importante prêmio que reforça que Curitiba investe com eficiência e responsabilidade nas áreas prioritárias da população”, afirmou Pimentel.
Além da categoria geral, Curitiba ganhou o primeiro lugar nos pilares Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentabilidade e Governança. Agora, a capital paranaense irá para a etapa nacional que ocorrerá em Brasília, no fim do mês.
Em 2021, Curitiba ganhou o prêmio de capital brasileira com a melhor gestão pública do país. “Uma demonstração clara que estamos no caminho certo”, disse ele.
Metodologia
A avaliação para o prêmio da Band é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA, que consolida resultados a partir de 41 indicadores. Todos os municípios foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Para a etapa nacional, duas novas categorias ganham destaque: cidades acima de 500 mil habitantes e capitais.