Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sensibilização

Campanha de Curitiba incentiva destinação de IR para atendimento a pessoas idosas

Campanha incentiva destinação de IR para atendimento a pessoas idosas. Foto: Divulgação/Asilo Recanto Tarumã

 

Para incentivar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido a instituições e projetos sociais que atendem idosos em Curitiba, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram uma nova campanha publicitária, nesta segunda-feira (31/10).

As peças já podem ser vistas nos pontos de ônibus, no YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn e têm a participação de acolhidos e atendidos por instituições que recebem recursos destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A campanha busca sensibilizar pessoas físicas e jurídicas, mas, neste momento, principalmente os empresários e contadores que têm prazo até o dia 30 de dezembro para entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Empresas que usam o regime de tributação de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido. Já para pessoas físicas o limite é de até 6% até 30 de dezembro e de 3%, em 2023, durante o prazo de recebimento das declarações estipulado pelo governo.

O presidente da CMDPI, José Araújo da Silva, destaca que a destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal é completamente isenta de custos e taxas, além de ser descomplicada. “Queremos sensibilizar e mostrar para a população que ao destinar parte do imposto o contribuinte garante que seu dinheiro será investido em Curitiba, beneficiando milhares de idosos da cidade”, explica.

Projetos e programas

Todas os valores destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são aplicações em projetos e programas de atendimento, promoção e garantia de direitos que obrigatoriamente precisam ser aprovados pelo CMDPI.

No vídeo da campanha, José Carlos de Siqueira, 64 anos, diz que quer ensinar as pessoas a usar o Imposto de Renda em um investimento real. “De pouco em pouco temos mais amor para todos”, destaca ele, enquanto joga xadrez e passa o tempo tocando baixo.

Siqueira é acolhido no Lar dos Idosos Recanto Tarumã, instituição que atende homens com mais de 60 anos, encaminhados pela FAS, e que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresentem vulnerabilidade familiar.

No Recanto Tarumã, além de moradia, alimentação e vestuário, o idoso e quase cem acolhidos têm acesso a atendimento médico, social, psicologia, fisioterapia e farmácia. Eles participam ainda de atividades de musicoterapia, terapia ocupacional e de lazer, como passeios, bailes e festas, além de terem à disposição salão de jogos, biblioteca, sala de alfabetização e campo de bocha.

Assim, como Siqueira, a campanha apresenta idosos que são atendidos também pelo Instituo dos Cegos, pela Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, pelo Asilo São Vicente de Paulo, que acolhe aproximadamente 160 idosas, e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da FAS.

 

Passo a passo

Fazer a destinação do Imposto de Renda é simples e rápido. Basta seguir o passo a passo, pagar o boleto e declarar a doação.

1º - Calcule o valor aproximado do imposto devido.
Utilize como base os anos anteriores. Na dúvida, fale com seu contador.

2º - Vamos a doação?
Para começar é só acessar este link

3º - Preencha o boleto.
Escolha pessoa jurídica, preencha o valor calculado e a data do pagamento. No campo “Receptor”. É possível escolher o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou projetos de entidades.

4º - Pague o boleto e declare a doação.
Efetue o pagamento da guia até 30 de dezembro de 2022 e declare a doação.
O recibo será enviado para o email informado no momento da emissão do boleto.

Saiba mais no site www.idososcuritiba.com.br