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Nesta sexta-feira

Campanha das meias trocadas marca o Dia Internacional da Síndrome de Down nas escolas municipais de Curitiba

Campanha das meias trocadas marca o Dia Internacional da Síndrome de Down nas escolas municipais de Curitiba. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21/3), Dia Internacional da Síndrome de Down, a rede municipal de ensino de Curitiba estará mobilizada na campanha das meias trocadas (lots of socks, em inglês), uma iniciativa mundial que busca conscientizar a população sobre a alteração genética.

A ideia é que neste dia todos usem meias de pares diferentes para chamar atenção das pessoas para a diversidade e que ela deve ser respeitada. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International e reconhecido pela ONU em 2012. 

“Respeito e conscientização são fundamentais. São valores que praticamos na rede de ensino curitibana”, afirma o secretário Jean Pierre Neto.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Sandy Carneiro Dias, explica que atualmente há 71 crianças com Síndrome de Down nas turmas regulares da Educação Infantil. No Ensino Fundamental são 68 estudantes. Nas escolas de Educação Especial são cerca de 150.

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Como funciona a inclusão

A rede pública de ensino conta com uma ampla estrutura para atender crianças e estudantes com deficiência, transtornos diversos ou altas habilidades. São quatro escolas especiais na cidade, além de classes especiais, salas de recursos multifuncionais, salas de recursos de aprendizagem, Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) nas dez regionais. Há também estruturas específicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Superdotação/Altas Habilidades, transporte especial, formações continuadas para os professores, ações pedagógicas específicas. Tudo isso faz parte da estrutura de atendimento especializado, voltado a crianças e estudantes com deficiências, 

Atualmente, são cerca de 11 mil beneficiados com algum tipo de atendimento, a maior parte deles em inclusão, ou seja, em turmas das escolas regulares.

“O conceito de inclusão escolar está relacionado ao acesso e permanência de alunos nas escolas, independentemente da sua condição física, intelectual ou de necessidade especial. A educação tem que estar acessível para todos, independente das diferenças e particularidades”, explica o secretário.

“Cada um é atendido conforme suas especificidades, tanto em relação às adaptações pedagógicas quanto ao trabalho dos profissionais de apoio”, completa.

Transporte gratuito

A Prefeitura de Curitiba garante ainda o transporte dos estudantes da educação especial, tanto dos matriculados em escolas públicas quanto nas particulares dentro do limite urbano. Os ônibus são adaptados, com cintos de três ou cinco pontos, plataforma elevatória para acessibilidade e espaço para as cadeiras de rodas, além do acompanhamento de atendentes que recebem formação específica para atuação dentro dos ônibus.

Quem mora em Curitiba, tem renda até três salários mínimos e filho matriculado em escola especial deve procurar o Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites), administrado pela Secretaria Municipal da Educação.

Para ter acesso ao Sites, a criança precisa apresentar dependência e deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) de longo prazo, comprovadas por meio de laudo de profissional especializado.

Os ônibus têm rotas preestabelecidas e horários definidos. Motoristas e atendentes do sistema passam por formação específica para garantir a segurança de todos.

O cadastro do estudante pode ser feito pelo site.

Local de atendimento

Para atendimento presencial, mediante agendamento de dia e hora:

Telefones: (41) 3350-3178 / (41) 3350-3189
Coordenadoria de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado 
Endereço: Avenida João Gualberto, n.º 623 - Edifício Delta - 9.º andar - Torre A
Horário: Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira