Atualmente, os caminhões da coleta domiciliar recolhem uma média de 3 mil toneladas de recicláveis por mês. Esse volume representa 20% dos recicláveis descartados na cidade. Os outros 80% são coletados por carrinheiros ou descartados irregularmente.
Implantado há 20 anos, o programa Lixo Que Não É Lixo atende todos os 75 bairros da cidade. Em 2013, os caminhões do programa coletaram 33 mil toneladas de recicláveis. Metade desse material foi encaminhado para os barracões do Ecocidadão; 35% foi para a Usina de Valorização de Recicláveis, localizada em Campo Magro, e 15% para barracões particulares.
O EcoCidadão é um programa que funciona em Curitiba desde 2007, envolvendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Pró-Cidadania (IPCC- atual gestor do projeto) e a Fundação de Ação Social (FAS). Com o objetivo principal de tirar da informalidade os trabalhadores que atuam na coleta de recicláveis na capital, o programa promove melhorias na renda e na condição de vida e de trabalho dos catadores. Atualmente, o projeto conta com mais de 500 associados, distribuídos em 21 barracões espalhados pela cidade.