Quem já é ou vai ser aluno de uma das 82 práticas esportivas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), da Prefeitura de Curitiba, não precisa esperar pelo dia 13/02 para voltar a se exercitar. A cidade oferece parques e praças com pistas de caminhada e academias ao ar livre, para onde apenas o sedentarismo não é convidado.
“O cidadão pode conhecer um cartão postal, ou ir no local de sua preferência, com a segurança que nossos espaços ofertam. Nestes locais, no horário que for mais conveniente, é possível caminhar, correr, pedalar, patinar, alongar, conforme o gosto de cada um”, sugere o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.
Intensidade e dificuldade da atividade escolhida, assim como o ritmo mais lento ou mais rápido como ela será desenvolvida, devem ser compatíveis com a condição física e de saúde de cada um. Além de roupas e tênis confortáveis, observa Kulcheski, é importante aplicar filtro solar, usar chapéu ou boné e levar água suficiente para beber durante a prática.
Ginástica
Quem tem disponibilidade de horário também pode frequentar os aulões abertos de ginástica, oferecidos em sete Centros de Esporte e Lazer (CEL) espalhados pela cidade.
São eles o CEL Bairro Novo (às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30), Xapinhal (quarta-feira, a partir das 8h), Fazendinha (quarta-feira, às 8h e às 15h), Afonso Botelho (quarta-feira, às 15h) e CIC (segunda-feira, às 14h30, e quinta-feira, às 8h30).
Também estão nesse circuito de aulões o Centro de Esportes e Juventude Eucaliptos (terça e quinta-feira, às 9h e às 15h) e o Clube da Gente Tatuquara, (terça e quinta-feira, às 15h).
As atividades oferecidas e orientadas pela Smelj fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem. Ela é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, ao lado de mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta por meio do Curitiba Viva Bem.