Após reforma e reabertura à população, em setembro de 2023, o Bicicletário da Praça do Carmo, no Boqueirão, virou ponto de encontro social e solidário de ciclistas, moradores da região, famílias e amigos de várias partes da cidade. Com vários serviços qualificados - desde o reparo de bicicletas até um espaço para um cafezinho entre as pedaladas - o atendimento à comunidade e, principalmente, aos ciclistas de passagem pela região está bem melhor.
As melhorias são executadas como contrapartida da nova permissionária CBS Bike, após vencer, no ano passado, o processo licitatório para o atendimento do bicicletário administrado pela Urbs (Urbanização Curitiba). Incluem, ainda, a construção de calçadas acessíveis e de rampas de acessibilidade no entorno da área e a instalação de banheiro para usuários.
Com as mudanças estruturais, o espaço passou a oferecer serviços gerais de manutenção, venda de acessórios e também de bicicletas novas. Para fortalecer ainda mais o vínculo social dos usuários e moradores da região, também são comercializados no local lanches, bebidas quentes, geladas e energéticos. De modo geral, o atendimento assegura melhor conforto aos ciclistas e clientes no local, situado ao lado do estacionamento e do coreto da Praça do Carmo, próximo ainda à Rua da Cidadania Boqueirão.
Concentração
O bicicletário fica no local onde também é o ponto de partida, saída e chegada do grupo Pedala Noturno da Prefeitura no Boqueirão, às segundas-feiras, com concentração às 19h30. O local é passagem de centenas de ciclistas pela ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Eles utilizam o espaço seguro para esporte, lazer ou mesmo para locomoção.
Além disso, moradores e ciclistas podem fazer pequenos reparos nas bicicletas, comprar equipamentos, peças, novas bikes, tomar café, energético, comer um salgado, lanchar e adquirir vários outros produtos. “A ideia é proporcionar um atendimento express, com apoio mecânico, peças, acessórios, e uma pausa para um lanche. O Bike Café está sendo um ótimo ponto de encontro dos ciclistas e para os que moram mais longe é um ponto de pausa para reidratação e ajuste nas bikes”, explicou o permissionário do local, Esdras Maxwel Rodrigues.
Aprovação
Ângelo Antônio Rumor Júnior, presidente do Pedala Cristã, grupo formado por 10 mil ciclistas, aprovou a reabertura do bicicletário. Para o dirigente, o espaço é mesmo estratégico, pois facilita a integração de ciclistas e da comunidade durante as atividades sociais e esportivas.
“Para nós, melhorou muito, porque antes nossa concentração ficava na frente das lojas. Agora temos onde nos concentrar, assistência emergencial antes do pedal e lanche para quem chega com fome dos passeios”, afirmou Ângelo.
O Pedala Cristã existe há 11 anos e sempre realizou encontros na área da Praça do Carmo. As atividades ocorrem às segundas-feiras para iniciantes e às quintas-feiras para ciclistas intermediários, com as saídas marcadas, geralmente, às 20 horas, direto do coreto, em frente ao Terminal do Carmo. O grupo também participa de campeonatos e cicloturismo em Curitiba e na região.