Sol, movimento e música para agradar todos os públicos, o bicicletando já é tradição na Oficina de Música de Curitiba. O passeio ciclístico para pais e filhos começou na Praça de Bolso do Ciclista, no centro de Curitiba, com apresentação de música celta do Grupo Awallonia. A servidora pública Sabrina Marceli Fand estava lá.
“A música celta é instrumental e linda. Uma música diferente que não estamos acostumados. Música é diversidade, é para todos os gêneros, todas as classes, ela é democrática e une as pessoas”, disse a servidora.
A segunda parada foi no Bosque do Papa, onde o Quinteto de Cordas Guará apresentou composições de Chiquinha Gonzaga e encantou a engenheira agrônoma Mary Stela Bischof . “Sou apaixonada pela Oficina de Música, acompanho a programação há dez anos. Esta semana não vou nem almoçar para não perder os concertos nas igrejas. É um encanto para alma, uma energia boa para começar o ano” conta a engenheira.
A última parada foi o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, onde o grupo Grupo JumpJazZ já aguardava os ciclistas.
Produção local e intercâmbio
A empresária e apresentadora de rádio Patrícia Valverde fez todo o percusso. Levou com ela o filho Aron, de 1 ano e 7 meses.
“A Oficina de Música é um respiro que a gente tem, ela reintegra, faz a gente encontrar a produção artística local e ao mesmo tempo promove intercâmbio cultural com artistas do Brasil e de várias partes do mundo. Uma excelente maneira de iniciar o ano”, avalia a empresária.
O casal Lígia Cardieri (75) e Cinésio Barbosa (77) moram no Bacacheri, foram os primeiros a chegar no Parque São Lourenço. “Não viemos de bicicletas, mas somos apaixonados por música e por jazz, como seguimos a programação da Oficina de Música, encontramos esta apresentação”, conta Lígia.
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.