Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro internacional

Greca apresenta avanços de Curitiba em Fórum de autoridades e empresários nos Estados Unidos

Entre os projetos que serão compartilhados no fórum estão a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, está em Washington (EUA) para participar do Lide Brazil Development Forum 2023 (Fórum de Desenvolvimento do Brasil 2023), ciclo de eventos internacionais que reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores com vistas ao fomento de parcerias e a ampliação de investimentos.

Na capital dos Estados Unidos, Greca cumprirá também uma agenda de compromissos oficiais até o dia 6 de setembro, que incluem encontro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e visitas técnicas a programas de eletromobilidade e adaptação às mudanças climáticas em desenvolvimento em Washington. O prefeito retorna a Curitiba no dia 7 de setembro.

Fórum

No Lide Brazil Development Forum, Greca fará parte do painel Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros, na tarde de sexta-feira (1º/9), com governadores, vice-governadores e prefeitos brasileiros. Ele irá falar dos avanços de Curitiba e do portfólio de investimentos da cidade, consolidado a partir do Programa de Recuperação Fiscal e de Projetos Estruturantes que abriram portas para financiamentos na melhoria da infraestrutura urbana.

Entre os projetos que serão compartilhados no fórum estão a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário; e o projeto do novo Inter 2, que tem financiamento do BID e receberá ônibus elétricos, reforçando o compromisso da capital para a redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis. Os 70 primeiros modelos elétricos serão adquiridos por Curitiba até junho de 2024 e testes com modelos de potenciais fornecedores, como BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo, já comeram e seguem até o fim do ano.

Participam do painel os prefeitos das cidades do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de São Paulo, Ricardo Nunes; de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; de Joinville, Adriano Silva; e de Palhoça, Eduardo Freccia. E os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de Goiás, Ronaldo Caiado; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; de Pernambuco, Raquel Lyra; do Maranhão, Carlos Brandão; de Sergipe, Fábio Mitidieri; do Amazonas, Wilson Lima; do Acre, Gladson Cameli; e os vice-governadores de Minas Gerais, Mateus Simões; e do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.  

De 30 de agosto a 6 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, será o prefeito interino, uma vez que o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, também estará em viagem ao exterior.

Potencial de Investimentos

Realizado nos 1º e 2 de setembro, o Lide Brazil Development Forum tem como tema âncora o Potencial de Investimentos Multilaterais no Brasil. Também são painéis de destaque no evento Fatores que promovem o Desenvolvimento Sustentável; Como obter melhor acesso aos Fundos Multilaterais: Saneamento/Energias Renováveis/Meio Ambiente/Saúde e Educação; e Perspectivas Econômicas para o Brasil.

Entre outras autoridades participantes do evento estão a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti; o senador e presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o vice-presidente da International Finance Corporation (IFC), Alfonso Garcia Mora; o diretor-geral da IFC Brasil, Carlos Leiria Pinto; e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.

 

Em alta