A Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba realiza neste sábado (20/08) uma assembleia geral para eleição das entidades da sociedade civil que farão parte da Comissão dos Direitos Humanos da capital.
Vinte e seis instituições foram habilitadas e homologadas, via edital, para participar do certame, num processo que começou em maio. Serão selecionadas dez vagas para titulares na comissão e dez de suplentes, sendo que há outros dez representantes do poder público. A escolha se dará por meio do voto das 26 entidades.
O resultado deverá ser divulgado no dia 24 de agosto pelo Diário Oficial do município e pelo portal dos conselhos.
A Comissão Municipal dos Direitos Humanos é um órgão normativo, deliberativo e fiscalizador nos assuntos ligados às políticas públicas da área.
A Assessoria de Direitos Humanos é composta em Curitiba por Políticas para Mulheres, Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Diversidade Sexual.
A assembleia acontece das 9h às 13h, no Auditório do Mercado de Orgânicos (Mercado Municipal), na Rua da Paz, 608, Piso Superior, Centro. A participação é aberta ao público, mas só tem direito a voto as instituições homolagadas
Participantes
As instituições da sociedade civil que participam da assembleia de eleição são: Ação Social Irmandade sem Fronteiras, Aliança Nacional LGBTI+, Associação Antônio Vieira (Centro Jesuíta de Cidadania e Assistência Social - CJCIAS), Associação Aurora para Educação em Direitos Humanos (Instituto Aurora), Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (Abrafh), Associação dos Rimadores Contraste Social, Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda (Assema), Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad), Cáritas Brasileira (Cáritas Brasileira Regional Paraná), Centro Paranaense de Cidadania – Cidadania e Qualidade de Vida (Cepac), Coletivo Cássia, Dom da Terra, Espaço Paranaense da Diversidade LGBT, Grupo Dignidade - Pela Cidadania Plena LGBTI+, Grupo Liberdade Direitos Humanos da Mulher Prostituída, Instituto Alice Quintilhano (IAQ), Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), Instituto Paranaense de Cegos (IPC), Lar Escola Doutor Leocádio José Correia, Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-Pr), Socorro aos Necessitados (Lar dos Idosos Recanto do Tarumã), União Brasileira de Mulheres e Universidade Livre Para a Eficiência Humana (Unilehu).