Alunos do Centro de Esporte e Lazer Caio Júnior sairão do Jardim das Américas com destino ao Centro, nesta sexta-feira (29/11) de manhã, para participar de uma das últimas atividades culturais do Mês da Consciência Negra. É o mini-percurso étnico traçado pelo Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro), da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico Racial da Prefeitura.
A atividade começa às 10h e será conduzida, a pé, pela guia Daniele Purcino, da equipe da Assessoria. O passeio é uma estratégia para promover o chamado letramento racial, que visa informar e conscientizar as pessoas para o combate ao racismo e a promoção das relações de igualdade.
O grupo será formado por cerca de 20 pessoas que frequentam aulas de Ginástica, Pilates, Funcional e Aero-local oferecidas pelo equipamento da Prefeitura. Entre elas estão idosos e afrodescendentes. Durante o trajeto, o grupo será apresentado a cinco locais e personagens ligados à presença negra em Curitiba:
- a escultura de Enedina, a primeira engenheira negra formada no Brasil;
- a fachada da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, templo católico construído exclusivamente para receber pessoas escravizadas;
- as cinco gameleiras sagradas para o Candomblé, na Praça Tiradentes;
- o Pelourinho, na Praça Borges de Macedo, que marca o espaço onde pessoas escravizadas eram compradas, vendidas e submetidas a castigos públicos;
- e uma visita a outra escultura: “Água pro morro”, do escultor curitibano Erbo Stenzel, retratando a multiartista negra carioca Emerenciana Cardoso Nevez, conhecida como Anita Cardoso Neves.
O evento poderá ser cancelado caso chova.
Serviço
Percurso afro para alunos de centro esportivo
Dia 29/11 (sexta-feira)
A partir das 10h
Saindo da frente da sede do Creafro (Rua Barão do Rio Branco, 45, Centro)