O território engloba uma região cosmopolita, com formação cultural que respeita a herança de diversos países e com espaço para ecologia, arte, conhecimento e liberdade. É um núcleo humano com alguns dos melhores indicadores de infra-estrutura e desenvolvimento do Brasil e tem enorme potencial de crescimento. É um mercado consumidor de 3 milhões de habitantes, situado no coração geográfico do Mercosul.
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) cresce de forma integrada entre seus 29 municípios, compartilhando funções e serviços e dando prosseguimento à transformação econômica da Capital e do Estado, iniciada em 1973 com a criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Para articular políticas públicas que promovam a integração e o desenvolvimento auto-sustentado da região, a Prefeitura Municipal de Curitiba se apóia em um órgão específico, a Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos, cujo foco principal é a melhoria da qualidade de vida do cidadão metropolitano.
A Região Metropolitana de Curitiba apresenta uma taxa de crescimento demográfico anual de aproximadamente 3%, impulsionado do ponto de vista global pelos investimentos industriais e, mais especificamente, pela expansão rápida, nos últimos anos, de cidades como Fazenda Rio Grande, Pinhais, São José dos Pinhais, Campo Largo e Quatro Barras.
Investimentos públicos urbanos que valorizam a qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente e uma destacada posição nos indicadores sociais tornam a Grande Curitiba um excelente lugar para se viver e trabalhar.
População da Região Metropolitana
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.