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Nova trincheira da Mário Tourinho

Obra vai melhorar tráfego em ponto por onde passam 62 mil veículos e 168 mil passageiros de ônibus por dia. Execução é complexa e vai afetar o trânsito na região.

Nova trincheira vai melhorar fluxo do trânsito

A obra da trincheira da Rua Mário Tourinho no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário, faz parte de um conjunto de intervenções para melhoria da mobilidade urbana na região, focada especialmente no aumento da eficiência do transporte coletivo.

Durante parte das obras, haverá restrições e bloqueio de trânsito (veja caminhos alternativos abaixo).

A nova estrutura vai eliminar interferências de tráfego num trecho por onde circulam 62 mil veículos por dia (somente nos horários de maior movimento) e atende 11 linhas de ônibus, que transportam 168 mil passageiros por dia.

Trata-se de um ponto estratégico para a melhoria da Rede Integrada de Transporte.

A intervenção faz parte de um grande pacote de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Os investimentos são de R$ 13,3 milhões. A execução da obra é de responsabilidade do Consórcio TCE/Triunfo (vencedor da licitação).

Dentro do PAC Mobilidade, também está prevista na região a reconstrução do Terminal Campina do Siqueira. O novo terminal terá biclicletário com 108 vagas, vestiário e toda a estrutura disponível aos ciclistas para a integração multimodal do transporte na ligação do corredor Leste-Oeste, que contará futuramente com uma nova linha de Ligeirão.

Plano de obras

A nova trincheira envolve um trabalho de engenharia complexo. Será necessário fechar completamente a Avenida Nossa Senhora Aparecida no trecho em que ela cruza com a Mário Tourinho.

A obra e seu entorno estão sinalizados, a fim de garantir deslocamento seguro dos moradores e acesso adequado aos clientes dos estabelecimentos de comércio e serviços do entorno.

O tráfego de passagem tem sinalização para desvios por caminhos alternativos.

A interdição é necessária para a construtora implantar as estacas de sustentação da estrutura da trincheira. Feito isso, a Avenida Nossa Senhora Aparecida será integralmente reaberta.

Meia pista

Durante todo o período das obras, a pista da Rua Mário Tourinho no sentido norte (Barigui e BR-277) ficará permanentemente bloqueada ao tráfego. Já no sentido sul, para quem segue em direção ao Portão vindo do Barigui e da BR-277, haverá sempre uma pista livre.

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Saiba como serão os desvios no trânsito

Prefeitura divulga mapas com caminhos alternativos; quanto mais longe da obra motorista fizer seu desvio, melhor para o trânsito; aplicativo Waze será permanentemente atualizado

Moradores e motoristas que circulam pela região das obras da trincheira no cruzamento da Rua Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida precisam ficar atentos em decorrência dos bloqueios necessários à realização da obra.

A Superintendência de Trânsito elaborou mapas com desvios da região, além de mapas específicos para as escolas e desvios das linhas do transporte coletivo.

A Nossa Senhora Aparecida ficará bloqueada por um período da obra, e a Mario Tourinho vai ter apenas uma faixa de circulação.

O período de bloqueio será sempre informado com antecedência pela Prefeitura.

Principal dica: evite a região

A principal dica para os motoristas de passagem (cujo destino não fica na área de abrangência da obra) é que desviem o trajeto longe do primeiro bloqueio de rua. Dessa forma, diminui o impacto no trânsito da região, que é intenso.

O município está divulgando tanto desvios num raio longo quanto os mais próximos do ponto central da obra, para quem mora, trabalha ou estuda na região.

Um trabalho de orientação especial foi desenvolvido com as escolas da região.

Confira no final desta página os desvios indicados.

Caminhos alternativos

A dica para todos os motoristas é sempre buscar caminhos alternativos, cujos mapas servem de referência. Ruas menos utilizadas na área receberam reforço na pavimentação.

A Prefeitura manterá agentes de trânsito para orientação do fluxo de veículos, e o serviço de engenharia de tráfego dará suporte permanente no trabalho de sinalização para minimizar os impactos da obra.

Confira o Waze

O aplicativo de trânsito Waze será permanentemente atualizado sobre o fluxo na região, além de um banner interativo para quem passar por ali.

Esse trabalho é importante para diminuir os impactos da obra, que fica numa área de abrangência onde vivem 565 mil pessoas, das administrações regionais Portão, Matriz e Santa Felicidade. O fluxo de trânsito no trecho é intenso: 62 mil veículos por dia, somente nos horários de pico. Além disso, as linhas de ônibus que passam por ali transportam diariamente 168 mil pessoas.

O comércio é numeroso, bem como o número de escolas (12, num raio de 1 km da obra).

Como vai funcionar

A operação de trânsito para a região do entorno da trincheira terá quatro desvios principais (dois para a Mário Tourinho no sentido Sul; o sentido Norte estará permanentemente bloqueado) e dois para a Avenida Nossa Senhora Aparecida. Os mapas estão no final desta página.
 

MÁRIO TOURINHO

Sentido norte: Mário Tourinho Portão-Barigui. O desvio de quem vem pela Mário Tourinho no sentido Barigui será pela Avenida Getúlio Vargas à direita, virando à esquerda na Rua Teixeira Soares, à esquerda na Nossa Senhora Aparecida e à direita na Major Heitor Guimarães para retornar à Mário Tourinho. 

Sentido sul: Mário Tourinho Barigui-Portão. Seguindo pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Antonio Rodrigues à direita até o trecho livre da Rua José Naves da Cunha. Entra à direita na Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda na São Leopoldo até o cruzamento com a Mário Tourinho.

NOSSA SENHORA APARECIDA

Centro-Bairro (opção 1): Vindo do centro, para desviar da obra pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, segue à direita pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Mário Tourinho e segue à esquerda na Rua Brandilina R.V. Pereira , à esquerda na Rua José Scuissiato, à direita na Rua Álvaro Alvin até acessar novamente a Avenida Nossa Senhora Aparecida.

Bairro-Centro (opção 1): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até Avenida Silva Jardim com destino ao Centro.

Bairro-Centro (opção 2): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para tomar a Avenida Presidente Arthur Bernardes até ao acesso à esquerda na Avenida Presidente Getúlio Vargas rumo ao Centro.

Bairro-Centro (opção 3): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até a Avenida Silva Jardim para acessar na esquerda as Rua Teixeira Soares, Nossa Senhora Aparecida e Gonçalves Dias rumo ao Centro.

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Linhas de ônibus terão trajetos alterados

Na primeira fase da obra da trincheira Mário Tourinho/Nossa Senhora Aparecida serão desviadas as linhas que trafegam no sentido Portão-Campina do Siqueira: Interbairros II (horário), Inter 2 (horário), Capão Raso/Campina do Siqueira (ligeirinho), Capão Raso/Campina do Siqueira (reforço interbairros) e as linhas convencionais que trafegam pela Avenida Nossa Senhora Aparecida: Jardim Social/Batel, Rua XV/Barigui, Vila Sandra, Tramontina e o madrugueiro Tarumã/Augusta.

O planejamento para os desvios foi feito em conjunto pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), que gerencia o transporte coletivo na capital, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Superintendência de Trânsito (Setran).

Os desvios foram estabelecidos contemplando a maior agilidade possível para o deslocamento dos ônibus, bem como a menor distância possível dos pontos de parada alternativos (quando isso for necessário).

Os horários dos ônibus não sofreram alteração. A Urbs, no entanto, vai monitorar o comportamento do tráfego dos ônibus e, caso seja necessário, ajustará as tabelas.

Em algumas linhas, há mais de uma alternativa de trajeto no trecho, sendo que o motorista poderá escolher a que estiver com melhores condições de tráfego – nesses casos, como não há pontos no meio do trecho não haverá prejuízo para  embarque/desembarque dos passageiros.

Desvios

Os mapas estão no final da página.


Portão-Campina do Siqueira
 

1 - Interbairros II (horário)

Desvio: Segue pela Avenida Arthur Bernardes e antes de seguir para a Rua Mário Tourinho desvia pela Rua Professor João Argemiro Loyola, passa pela Avenida Silva Jardim, cruza a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Nossa Senhora Aparecida pela Rua Teixeira Soares até encontrar novamente a Rua Mário Tourinho e continuar o trajeto normal.

Pontos: Perde um ponto de parada, que fica no trecho da obra.

2- Interbairros II (anti-horário)

Não há alteração na rota. Um dos pontos está desativado. As alternativas dos pontos próximos estão apontadas no mapa no fim desta página.

3 - Inter 2 (horário)

Desvio: Segue pela Avenida Arthur Bernardes e antes de seguir para a Rua Mário Tourinho desvia pela Rua Professor João Argemiro Loyola, passa pela Avenida Silva Jardim, cruza a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Nossa Senhora Aparecida pela Rua Teixeira Soares até encontrar novamente a Rua Mário Tourinho e continuar o trajeto normal.

Alternativa: Outra alternativa para esta linha que não tem perdas de estação-tubo é desviar pela Avenida Getúlio Vargas até a Rua Teixeira Coelho e seguir até a Rua Mário Tourinho para continuar o trajeto normal.

Pontos: Sem perda.

4 – Capão Raso/Campina do Siqueira

Desvio: Segue pela Avenida Arthur Bernardes e antes de seguir para a Rua Mário Tourinho desvia pela Rua Professor João Argemiro Loyola, passa pela Avenida Silva Jardim, cruza a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Nossa Senhora Aparecida pela Rua Teixeira Soares até encontrar novamente a Rua Mário Tourinho e continuar o trajeto normal.

Pontos: Perde um ponto de parada, que fica no trecho da obra na Avenida Nossa Senhora Aparecida.


Avenida Nossa Senhora Aparecida

5 – Jardim Social/Batel

Desvio: A linha que atravessa a Rua Mário Tourinho pela Avenida Nossa Senhora Aparecida fará o retorno antes do cruzamento, onde ficará o ponto final.

Pontos: Perde dois pontos de parada na Avenida Nossa Senhora Aparecida e dois pontos na Rua José Naves da Cunha, depois da Rua Mário Tourinho.

6 – Rua XV/Barigui

DESVIO SENTIDO BAIRRO: Segue pela Avenida Nossa Senhora Aparecida até a Rua Rodrigues Alves e entra na Avenida Sete de Setembro, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar novamente na Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

DESVIO SENTIDO CENTRO: Segue pela R. José Naves da Cunha, até entrar na Rua Feliciano Ribeiro, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar na Rua Professor João Argemiro Loyola, depois na Avenida Silva Jardim e cruza a Rua Teixeira Soares para voltar à Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

Pontos: Perde cinco pontos de parada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, mas a Urbs deixará cinco pontos provisórios na Avenida Sete de Setembro e dois após a Fonte de Jerusalém.

7– Madrugueiro Tarumã/Augusta

Desvio Sentido Bairro: Segue pela Avenida Nossa Senhora Aparecida até a Rua Rodrigues Alves e entra na Avenida Sete de Setembro, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar novamente na Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

Desvio Sentido Centro: Segue pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar na Rua Professor João Argemiro Loyola, depois na Avenida Silva Jardim e cruza a Rua Teixeira Soares para voltar à Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

Pontos: Perde três pontos de parada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, mas a Urbs deixará dois pontos provisórios na Avenida Sete de Setembro e um após a Fonte de Jerusalém.

8 – Vila Sandra

DESVIO SENTIDO BAIRRO: Segue pela Avenida Sete de Setembro, contorna a Fonte de Jerusalém, segue pela R. São Leopoldo, até entrar na Rua Feliciano Ribeiro, para voltar à Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

DESVIO SENTIDO CENTRO:  Segue pela R. José Naves da Cunha, até entrar na Rua Feliciano Ribeiro, depois R. São Leopoldo, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar na Rua Professor João Argemiro Loyola, depois na Avenida Silva Jardim e cruza a Rua Teixeira Soares para voltar à Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes e seguir o trajeto normal.

PONTOS: Perde cinco pontos de parada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, mas a Urbs deixará três pontos provisórios na Avenida Sete de Setembro e dois após a Fonte de Jerusalém.

9 – Tramontina

Desvio Sentido Bairro: Segue pela Avenida Nossa Senhora Aparecida até a Rua Rodrigues Alves e entra na Avenida Sete de Setembro, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar novamente na Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

Desvio Sentido Centro: Segue pela R. José Naves da Cunha, até entrar na Rua Feliciano Ribeiro, depois R. São Leopoldo, contorna a Fonte de Jerusalém até entrar na Rua Professor João Argemiro Loyola, depois na Avenida Silva Jardim e cruza a Rua Teixeira Soares para voltar à Avenida Nossa Senhora Aparecida e seguir o trajeto normal.

Pontos: Perde cinco pontos de parada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, mas a Urbs deixará dois pontos provisórios na Avenida Sete de Setembro e dois após a Fonte de Jerusalém.

CONFIRA NO FINAL DA PÁGINA AS ALTERAÇÕES NOS PONTOS DE ÔNIBUS

Escolas têm caminhos alternativos

Geradores de tráfego em decorrência do fluxo de estudantes, 13 escolas e colégios localizados na área de abrangência da obra da trincheira Mário Tourinho/Nossa Senhora Aparecida, no Seminário e adjacências, receberam opções de caminhos alternativos indicados pela Prefeitura.

As orientações da Superintendência de Trânsito (Setran) foram estruturadas para os estabelecimentos localizados a partir do raio de mais de um quilômetro da obra. Cada escola recebeu um mapa específico para orientar os pais de estudantes e as vans escolares.

No sentido centro, a partir de bairros como Mossunguê, Campina do Siqueira e adjacências, a indicação à comunidade escolar é que veículos de pais e as vans de transporte escolar utilizem a Rua Martim Afonso. No sentido oposto, o deslocamento indicado é pela Padre Agostinho e pela Pedro Viriato Parigot de Souza.

Para quem se deslocar pela parte sul da obra, o binário implantado no Santa Quitéria é a melhor opção para as escolas e colégios localizados no Seminário e proximidades de Batel, Água Verde, Vila Izabel e Portão: saída pela Rua Major França Gomes e sua continuação, pela Avenida Getúlio Vargas, e chegada pela Avenida Iguaçu e João Alencar Guimarães.

Passagem

As rotas sugeridas aos estabelecimentos de ensino são diferentes dos caminhos apontados ao motorista de passagem pela região, a fim de distribuir melhor o fluxo no período das obras.

Orientação direta

Mapas com as sugestões de desvios foram encaminhados às 13 instituições de ensino no entorno da obra para disseminação entre pais, responsáveis e motoristas do transporte escolar.

Representantes das escolas da região foram convidados para participar de uma apresentação do plano de ação para a obra, com a participação de e técnicos do Ippuc e da Setran, durante a qual foram discutidas alternativas para o trânsito.

O projeto também foi apresentado a moradores e comerciantes da região do Seminário em uma reunião pública, no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Em outro encontro, comerciantes de estabelecimentos situados nas esquinas defronte à futura obra foram chamados para esclarecer como vai funcionar a sinalização e o acesso aos estabelecimentos.

Sinalização e desvios

A Prefeitura elaborou um plano de comunicação visual a ser implantado na região para auxiliar nos caminhos. Trata-se de uma ação para melhorar as linhas de maior carregamento do transporte coletivo e reduzir os impactos para moradores, comerciantes, motoristas e pedestres.

Equipes de engenharia da Setran e agentes de trânsito estarão ao longo do trajeto dos bloqueios e da obra de forma constante para avaliar os impactos e necessidades de readequações.

Serviço

Clique no colégio para ter acesso ao mapa com desvios para cada um deles:

Colégio Estadual Arthur Ribeiro de Macedo
Colégio Estadual Nilson Ribas
Colégio Estadual Rio Branco
Colégio Marista Paranaense
Colégio Novo Ateneu
Escola Luan Muller
Escola Altayr dos Santos Cavali
Colégio Estadual Dom Pedro II
Escola Lumen
Escola Meninice
Escola Ali Bark
Escola Tistu
Escola Umbrella
 

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Diálogo para amenizar impactos da obra

A Prefeitura de Curitiba realizou uma série de ações para diminuir o impacto das obras da trincheira Mário Tourinho para moradores, comerciantes, escolas e motoristas que passam pela região.

O trabalho incluiu reuniões diretas para esclarecimento da população, ação no aplicativo de trânsito Waze, criação de um SMS de celular para atualização direta de informações, divulgação e distribuição de mapas com desvios nas ruas, criação de um site especial e sinalização de trânsito (placas e faixas) em locais estratégicos

Atualização constante

O aplicativo Waze terá banners interativos para quem passar pela região. O município também participa de um grupo especial do aplicativo que permite a atualização rápida de eventuais mudanças nas ruas – dessa forma, caso haja algum bloqueio de rua, por exemplo, o app vai sugerir um caminho levando essa informação em consideração.

Além disso, interessados poderão se cadastrar pelo WhatsApp e passar a receber mensagens de serviço sobre a obra.  O serviço é grátis. Basta enviar um "Oi" para o  número 41 9876-2903 e seguir as instruções.

Um site especial (www.trincheiramariotourinho.com.br) também trará informações sobre a obra e os serviços de trânsito.

Os usuários poderão ainda acessar a Central 156 por telefone, site central156.org.br ou pelo aplicativo do serviço, que pode ser baixado nas versões para Android (Google Play) e iOS (Apple Store) para tirar dúvidas sobre a obra.

Além disso, o site e as redes sociais da Prefeitura irão veicular informações e atualizações sobre a obra.

Prévias

O trabalho prévio de esclarecimento da população encontros presenciais.Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e das secretárias de Obras e de Trânsito fizeram reuniões específicas com moradores, comerciantes e com as escolas que ficam na área de abrangência da obra.

As reuniões foram realizadas para esclarecer e tirar dúvidas da população sobre a nova trincheira, buscando diminuir o impacto das obras na região.

Foi realizada uma reunião pública, antes do lançamento da obra, que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas e na qual foram discutidos e esclarecidos diversos pontos sobre o projeto.

Além desse encontro, houve reuniões específicas com comerciantes e escolas, de forma que todos pudessem fazer adaptações que julgaram necessárias em suas rotinas.

Esse trabalho é necessário na medida em que a obra da trincheira é uma ação de engenharia complexa, que vai exigir o completo fechamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida no cruzamento com a Rua Mário Tourinho.

As escolas, por exemplo, são geradoras fluxo de veículos em decorrência do grande afluxo de estudantes – tanto de carros particulares de pais quanto das vans de transporte escolas. A Setran fez mapas de desvios especialmente para esses casos – dessa forma cada unidade pode fazer orientações específicas aos pais de estudantes e para as vans prestadoras de serviço.

 

Veja as ações desenvolvidas

- Reunião de técnicos com moradores
- Reunião de técnicos com comerciantes
- Reunião de técnicos com escolas.
- Banner e atualização do aplicativo Waze
 

Como se manter informado sobre as obras

- Envie uma mensagem pelo Whatsapp para o número 41 9876-2903, escrevendo a palavra "Oi". Aí é só seguir as instruções para receber as atualizações.
- Central 156 para tirar dúvidas (aplicativo, telefone ou site www.central156.org.br)
- Atualizações no site www.curitiba.pr.gov.br
- Informações no site www.trincheiramariotourinho.com.br
- Atualizações e nas redes sociais: Facebook: /PrefsCuritiba; Twitter: @Curitiba_PMC; Instagram: @Curitiba_PMC

Confira os mapas

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Centro-Bairro

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Bairro-Centro

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Portão-Barigui

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Desvios dos ônibus

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