A Comissão de DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba realiza nesta sexta-feira (15), na Boca Maldita, uma Vigília pelos Mortos de Aids, ato que ocorre todos os anos no terceiro domingo de maio. A vigília será realizada das 14h às 17 horas.
O ato lembra os mortos pela aids e também as pessoas que sofrem com a doença, além de celebrar a saúde a qualidade de vida com orientações sobre a prevenção do HIV. “Iremos orientar sobre prevenção do HIV e distribuir preservativos”, explicou Liza Rosso, da Equipe de Coordenação DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde.
Várias organizações não-governamentais vão participar da vigília, como Grupo Esperança, RNP, Rede Sol, Pastoral da Aids, Associação Fênix, Grupo Liberdade, Transgrupo Marcela Prado, Grupo Dignidade, Precavvida, Associação Solidários pela Vida (Sovida), Projeto Convivendo Positivamente (Cepac), Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Rede de Mulheres Negras e Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 8ª Região – Paraná (Crefito 8).
Em 2013, foram registrados 152 óbitos provenientes da aids em Curitiba - o último boletim é do ano de 2014, com dados de 2013. No ano anterior, foram 144. Desde o início da década de 80 (1984) - quando foram registrados os primeiros casos de aids - até 2013, 10.081 pessoas desenvolveram a doença em Curitiba. Além desses, há ainda 3.473 portadores do vírus. Atualmente, cerca de 9 mil pessoas fazem o tratamento e recebem os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.
Todas as unidades básicas de Curitiba realizam os testes convencionais de HIV, que ficam prontos em até três dias. O teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos, pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco (Rua do Rosário, 144, 6º andar.). Qualquer pessoa pode fazer o exame no COA. Além disso, o projeto A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes, tem um trailer onde são realizados os testes rápidos. O trailer fica estacionado na Boca Maldita nas sextas-feiras e sábados, das 18h às 22h, e nas terças, quartas e quintas-feiras, no mesmo horário, no Grupo Dignidade (Rua Marechal Floriano Peixoto 366, 4º andar, sala 46). A plataforma virtual www.ahoraeagora.org e o aplicativo para smartphone promovem a autotestagem entre jovens gays e homens que fazem sexo com homens. O kit pode ser solicitado pela internet e é entregue na residência do interessado, de forma anônima.