A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção e Defesa Animal, multou nesta sexta-feira (17) um aviário ao lado do Mercado Municipal, denunciado por maus-tratos aos animais comercializados. O proprietário recebeu um auto de infração no valor de R$ 8 mil e foi notificado para apresentar documentação que comprove a origem e a saúde dos animais.
O aviário tinha sido vistoriado pelos biólogos e veterinários da Rede de Proteção há uma semana, e o proprietário notificado para providenciar melhorias nas condições dos abrigos dos animais, principalmente das aves, e na higiene do local.
Na primeira vistoria, os técnicos constataram as péssimas condições de abrigo de periquitos, calopsitas, gansos e outras aves, que estavam praticamente amontoadas em gaiolas pequenas, com pouca alimentação e água e muita sujeira.
“A condição dos animais eram realmente péssima”, destacou o coordenador da Rede de Proteção, Alfredo Trindade, que comandou a ação no aviário. Foi a primeira ação da Rede em um comércio. “Todas as denúncias de maus-tratos que chegarem a nós serão fiscalizadas”, afirmou Trindade.
Algumas notificações como limpeza e melhoria do espaço para os animais foram atendidas nessa segunda visita. No entanto, o proprietário não apresentou documentos comprovando a origem dos animais comercializados nem a assinatura do médico veterinário responsável pelo estabelecimento que comprova a vacinação dos animais.
Outra documentação que deverá ser apresentada no retorno da equipe da Rede de Proteção ao local são as notas fiscais das vendas de animais feitas nesta semana, já que muitas gaiolas do aviário estavam vazias nesta sexta-feira.
“As gaiolas estão praticamente vazias, e como o proprietário alegou que os animais foram vendidos ao longo dessa semana, terá de comprovar essa venda”, explicou Trindade.
A Rede de Proteção Animal de Curitiba já encaminhou para a Promotoria de Meio Ambiente relatório da primeira vistoria, incluindo documentação fotográfica da condição dos animais. Um segundo relatório será mandado na semana que vem, e o proprietário pode responder criminalmente pelos maus-tratos praticados.