Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias dos 18 bairros que formam a Regional Matriz participaram, na tarde desta quinta-feira (28), de palestra do Vida no Trânsito pela mobilidade segura de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas em Curitiba. O programa, coordenado pelas secretarias municipais de Trânsito (Setran) e da Saúde, está sendo apresentado nas nove regionais da cidade e cerca de 300 pessoas já participaram das reuniões.
Na Matriz, a ação aconteceu no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, e reuniu cerca de 40 pessoas. O diretor de Educação da Setran, Celso Mariano, apresentou as ações desenvolvidas pelo Vida no Trânsito em Curitiba. Na noite desta quinta também haverá apresentações na Regional Bairro Novo. Nesta sexta-feira (29) será a vez dos moradores da Regional Boqueirão e no sábado (30) da Regional Cajuru.
Nos encontros é apresentado a metodologia do Vida no Trânsito e dados compilados pela Secretaria Municipal da Saúde sobre acidentes de trânsito nas nove regionais da cidade, durante o ano de 2011.Todos os participantes das reuniões também receberam folhetos do Vida no Trânsito com informações para motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
"Escolhemos fazer as reuniões nas regionais porque elas têm relação direta com a população. Os líderes comunitários repassam todas as informações para toda a comunidade dos bairros", afirmou Celso Mariano.
O administrador regional da Matriz, Luiz Hayakawa, também participou da reunião e destacou a importância do encontro para se discutir o trânsito na cidade. "O Vida no Trânsito é uma grande oportunidade para conscientizarmos as pessoas sobre o respeito e o cuidado que deve haver nas vias", afirmou.
Para Ari Antunes, que mora no Centro, o encontro foi útil para debater formas de tentar diminuir a violência no trânsito. "Acredito que deveriam ser feitas mais campanhas educativas para conscientizar as pessoas. É preciso ter educação no trânsito", disse Ari.
Além das reuniões nas regionais, desde o início de junho uma campanha publicitária divulga o programa Vida no Trânsito no mobiliário urbano da cidade. Na semana passada, Curitiba participou de uma oficina do programa em Brasília. As ações realizadas na capital paranaense foram bastante elogiadas pelos representantes de outras cidades.
Vida no Trânsito - O Vida no Trânsito faz parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre 2011 a 2020 pretende diminuir acidentes e mortes no trânsito.
O programa é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fundação Bloomberg em dez países que concentram metade do total de acidentes de trânsito registrados em todo o mundo – entre eles o Brasil, quinto no ranking que inclui Cambodja, China, Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã.
No Brasil, além de Curitiba, participam as cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Terezina (PI). Para Curitiba, o Vida no Trânsito trabalha os seguintes fatores de risco: álcool, velocidade e motociclistas e pedestres. Já os focos de ação são educação, fiscalização e engenharia.