A Prefeitura de Curitiba encaminhou nesta terça-feira (22) à Câmara Municipal projeto de lei que concede reajuste de 10,36% aos servidores públicos municipais, com pagamento no contracheque do mês de abril. O índice tem como base o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) e representa 100% da reposição da inflação acumulada nos últimos doze meses.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Cavet, diz que o aumento proposto é resultado de um grande esforço da administração municipal para ajustar as contas e cortar despesas, de maneira a arcar com a suplementação na folha de pagamento. “O prefeito Gustavo Fruet determinou um esforço adicional para assegurar aos servidores a preservação dos salários neste momento de inflação alta”, informa a secretária.
“A nossa prioridade é pagar os servidores. Apesar da crise econômica nacional, que tem prejudicado principalmente os municípios e impedido alguns de pagar dívidas, conseguiremos reajustar e manter em dia os salários, além de honrar os demais compromissos que implicam na melhoria da remuneração dos servidores”, explica Meroujy.
Neste ano, a Prefeitura concluirá a implantação dos planos de carreira dos profissionais do magistério e dos professores da educação infantil, além de iniciar o procedimento para o avanço por titulação dos guarda municipais.
“Com a criação dos planos de carreira para três categorias e os benefícios concedidos a todos os servidores municipais, só nos últimos três anos o aumento salarial médio para o funcionalismo público municipal foi de 47,5%”, afirmou Meroujy.