Doze jornalistas chineses que trabalham em jornais e emissoras de televisão especializadas na divulgação de políticas ambientais de transporte e sustentabilidade urbana visitaram a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A nesta terça-feira (17), onde foram recebidos pelo presidente da empresa, Marcos Isfer.
A comitiva foi liderada por Jia Feng, jornalista do Centro de Educação Ambiental e Comunicação do Ministério de Proteção Ambiental da China. Fazem parte do grupo mais três representantes do Centro, dois da Agência de Notícias Xinhua, um da TV Central da China, um da Wild China Film, uma jornalista da Higher Education Press e outro da China News Service.
A delegação mostrou interesse em conhecer as transformações urbanas da cidade, apoiadas em políticas de sustentabilidade, a partir de 1974, quando foi implantado o Sistema de Ônibus Expresso e os eixos estruturais.
“Os cuidados ambientais com a cidade iniciaram ainda em 1966, quando Curitiba ganhou seu Plano Diretor, e a posterior implantação de um moderno sistema de transporte. O sistema levou em conta ônibus menos poluentes, sobrepondo-se ao transporte individual, e oferecendo a desejada qualidade de vida para toda a população”, disse Isfer.
Depois de conhecerem detalhes do sistema trinário, os chineses questionaram a possibilidade de esse mesmo sistema ser implantado em Pequim, considerada uma megalópole.
Isfer explicou que o Sistema Expresso, graças à sucessiva evolução desde 1974, há anos serve de modelo para muitos centros urbanos do país e do mundo, como Guayaquil, a Cidade do México, a Turquia e a própria China. “Basta moldar o sistema às condições locais, para que cada cidade que o adota conte com um serviço rápido, seguro e confiável, e Pequim pode perfeitamente ser enquadrado nesse cenário”, frisou.
Biodiesel - Ao falar do biodiesel isento de óleo mineral, 100% à base de soja, usado por 32 ônibus Ligeirões Expressos, Marcos Isfer destacou que Curitiba é pioneira no uso de combustível B-100, e em breve deverá estrear a mais nova fase, com a entrada em operação dos primeiros ônibus híbridos movidos simultaneamente por biodiesel e eletricidade.
“O transporte sobre pneus, adotado desde 1974, ainda tem longa sobrevida, levando em conta que os primeiros expressos transportavam só 90 pessoas por viagem, e hoje um Ligeirão comporta até 250 passageiros”, disse Isfer.
O metrô, segundo ele, respondendo a uma pergunta do porquê o modal não ter sido adotado nos anos 1970, foi descartado na ocasião, por causa do alto preço de implantação.
Prioridade – O presidente da Urbs deixou claro, ao acompanhar a delegação a uma estação-tubo, onde mostrou como funciona o Sistema Expresso que circula em via segregada, que o transporte coletivo em Curitiba tem prioridade sobre o transporte individual.
Segundo Isfer, de nada adianta dispor de ônibus modernos, se não existirem canaletas onde os coletivos possam trafegar com velocidade média muito superior aos das linhas que compartilham o sistema viário com os veículos restantes.
“O transporte individual fica sempre em segundo plano, porque enquanto um automóvel transporta em média uma só pessoa por deslocamento, sobrecarregando o sistema viário, um ônibus, dependendo do modelo e da linha servida, transporta de 90 a 250 usuários por viagem”, sentencia.
Também foi explicada a razão da diversidade de cores dos coletivos – o que facilita embarques e deslocamentos -, a capacidade de cada modal por viagem, lembrando que diariamente 2,3 milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo. Após a visita à Urbs, a delegação conheceu o funcionamento do Expresso Ligeirão, percorrendo a linha Pinheirinho – praça Carlos Gomes.