Todas as unidades educacionais da Prefeitura (escolas e CMEIs) nos bairros Tatuquara, Moradias da Ordem e Rio Bonito, além de duas unidades na Cidade Industrial, ficarão fechadas nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), para evitar que crianças e profissionais da educação sejam expostos ao risco de inalação da fumaça proveniente do incêndio que atinge o depósito da empresa Electrolux. A Unidade de Saúde Moradias da Ordem, no Tatuquara, também permanece fechada até quarta-feira, assim como três Armazéns da Família. A paralisação das atividades foi orientada pela Defesa Civil do Município.
“A orientação é reunir todos os esforços para garantir a segurança e a preservação da saúde das famílias do entorno”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que esteve no local do incêndio no começo da tarde desta terça-feira, para verificar o trabalho de equipes da Prefeitura e prestar solidariedade à empresa.
Na área da Educação, estão fechadas 12 unidades da regional Pinheirinho (seis escolas e seis CMEIs). Na tarde desta terça-feira, a Defesa Civil orientou a suspensão das atividades também em duas unidades da Cidade Industrial (Escola Municipal Álvaro Borges e CMEI Vitória Régia), pois o vento leva parte da fumaça para esta região. São mais 600 crianças com atividades interrompidas como medida preventiva em decorrência do incêndio na empresa de eletrodomésticos.
Defesa Civil contabiliza 30 mil pessoas atingidas pelo incêndio no depósito da Electrolux
Prefeitura monta força-tarefa para atender atingidos pelo incêndio na Electrolux
As famílias de alunos estão sendo avisadas. As crianças que foram para as unidades pela manhã e cujos pais não puderem retornar para apanhá-las serão transferidas para atendimento em unidades educacionais de outras regiões. Servidores da educação também estão sendo dispensados.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação, nos telefones: 3313-5476 /3313-5443/3313-5450/3565-2005.
Saúde
Por recomendação da Defesa Civil Municipal, a Unidade de Saúde Moradias da Ordem, no Tatuquara, foi fechada às 14 horas desta terça-feira (17). O local, a 800 metros do incêndio, está dentro do perímetro de risco para a exposição à fumaça do incêndio ocorrido no depósito da Electrolux. Uma ambulância do Samu, com uma equipe médica, ficará no local para encaminhar as pessoas que chegarem necessitando de atendimento médico. A Secretaria Municipal da Saúde vai aguardar a liberação das autoridades ambientais para retomar os trabalhos na US Moradias da Ordem.
A Unidade de Saúde Moradias Santa Rita, também no Tatuquara, passou a ser o espaço de referência para o atendimento à população da região que apresente algum tipo de sintoma decorrente da inalação da fumaça e dos gases liberados pelo incêndio. Apesar de estar a 1 quilômetro do local do incêndio, a unidade continua aberta por estar em posição diferente da direção do vento até o momento.
Outras unidades de saúde próximas estão preparadas para receber os pacientes que necessitem de atendimento médico. São elas: Monteiro Lobato, Pompeia e Rio Bonito (veja endereço abaixo).
Situações de emergência atendidas pelo Samu e que não estejam relacionadas ao incêndio serão encaminhadas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em outras regiões de Curitiba. Isso porque as UPAs do Pinheirinho e da CIC estão preparadas para receberem os encaminhamentos do Samu dos possíveis casos decorrentes da inalação da fumaça. Entretanto, os atendimentos à população em geral nessas duas unidades continuam funcionando normalmente.
Os Hospitais do Idoso, do Trabalhador e Evangélico também estão de sobreaviso para receber os pacientes que necessitem de atendimento.
Até o meio-dia, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 28 atendimentos relacionados ao incêndio. Os pacientes apresentavam queixas de problemas respiratórios. Na Unidade de Saúde Moradias da Ordem, seis adultos e quatro crianças foram atendidas com inalação, medicação injetável e/ou oxigênio. Dez pessoas receberam o mesmo tipo atendimento no UPA 24 horas do Pinheirinho e mais oito pessoas no Hospital Santa Cruz.
Armazéns
Também em razão do incêndio, permanecem fechados nesta terça-feira três Armazéns da Família localizados na região: Campo de Santana, Monteiro Lobato e Tatuquara.
Abrigo
O Ginásio de Esportes Santa Rita, que havia sido organizado para receber famílias da região, também foi fechado por estar próximo ao local do incêndio. Outro local, a Casa de Retiro das Irmãs Guadalupanas - na Rua La Salles, no Pinheirinho, a duas quadras da Igreja do Sagrado Coração (na Rua Nicola Pelanda) -, irá servir de abrigo. A casa tem disponível 70 lugares bem estruturados para receber as famílias. As famílias estão sendo reunidas no CRAS Santa Rita para de lá serem levadas de ônibus para a Casa de Retiro.
A orientação do Corpo de Bombeiros é para que pessoas que vivem, trabalham ou estudam num raio de 3 quilômetros do local do incêndio fiquem longe da região até que a fumaça se disperse. Alguns componentes do barracão eram infláveis e em contato com as chamas podem ter produzido gases tóxicos.
Endereço das unidades de saúde:
US Monteiro Lobato: Rua Olívio José Rossetti, s/ nº, Tatuquara.
US Pompeia: Rua João Batista Bettega Júnior, s/ nº, Tatuquara
US Rio Bonito: Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana
Listas das unidades com dispensa de crianças/alunos:
CEI Brilho do Sol
CEI Raio do Sol
CMEI Vó Anna
CMEI Moradias da Ordem
CMEI Saanta Rita
CMEI Dalagassa
Escola Municipal Newton Borges
Escola Municipal Leonel Brizola
Escola municipal Margarida Dalagassa
Escola Municipal Érica Plewca
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Escola Municipal Dona Pompília
Escola Municipal Álvaro Borges
CMEI Vitória Régia