Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aulas para adultos

Educação convida estrangeiros para curso de Língua Portuguesa

Começam nesta semana as aulas de Língua Portuguesa dedicadas aos estrangeiros que vivem em Curitiba. O projeto criado para atender os haitianos pode ser estendido também a outros estrangeiros.

Haverá dois locais para as aulas, que serão oferecidas duas vezes por semana. Na Escola Municipal Germano Paciornik, no Boqueirão, as atividades serão às segundas e quartas-feiras, à noite. Na Igreja do Evangelho Quadrangular, no Rebouças, será durante a tarde, às terças e quintas-feiras. Nos dois locais, as atividades serão desenvolvidas pela professora Ciomara Amorelli, da rede municipal de ensino.

Os interessados podem procurar diretamente os dois locais ou entrar em contato com a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo telefone 3350 3076.

O projeto iniciado em 2013 já atendeu 433 haitianos. Curitiba é uma das cidades brasileiras que mais recebem imigrantes do Haiti.

As aulas permitem que os estudantes passem a fazer atividades cotidianas importantes, como preencher um cadastro para emprego, tirar carteira de trabalho, expressar-se no posto de saúde, solicitar uma informação, fazer uma operação bancária, alugar um imóvel, preencher currículo, fazer compras e relacionar-se. O curso de nível básico tem carga horária de 60 horas.

O curso instrumental de Língua Portuguesa faz parte das atividades da Educação de Jovens e Adultos. “O resgate da cidadania é direito de todos os cidadãos, independentemente de sua condição social, econômica ou étnico-social”, afirma a gerente da Educação de Jovens e Adultos, Isabel Novacki.

Serviço: curso instrumental de Língua Portuguesa para estrangeiros

Locais: Escola Municipal Germano Paciornik  (Rua Joaquim Cardoso da Silveira, 187, Boqueirão), às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. Igreja do Evangelho Quadrangular (Rua Iapó, 596, Rebouças), às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Outras informações: 3350 3076

Em alta