Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agência Curitiba

Curitiba com 150 empresas no Tecnoparque e Parque de Sofware

Curitiba tem 150 empresas “limpas” instaladas com incentivos dos programas Tecnoparque e no Parque de Software, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. “O Programa Curitiba Tecnoparque é um exemplo de como o poder público pode estimular positivamente a atração de empresas de base tecnológica com o foco no desenvolvimento sustentável. São empresas ‘sem chaminé’, que atuam nesses polos urbanísticos sem poluir o meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo.

O Curitiba Tecnoparque é um programa municipal que envolve quatro polos urbanísticos localizados na região sul-leste da cidade, onde há a maior concentração de ativos tecnológicos. Nessas áreas estão instaladas as três principais instituições de ensino superior do Estado e vários órgãos dedicados à pesquisa, que reúnem 46 mil estudantes, 3,3 mil professores e 500 grupos de pesquisas acadêmicas.

Anel logístico - O anel logístico inclui o polo onde estão localizados dois dos principais campi universitários (UFPR e PUC-PR), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR). Os outros polos envolvem o Setor Central do Rebouças, antigo distrito industrial de Curitiba, onde está a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). E segue nos setores CIC Norte e CIC Sul da Cidade Industrial de Curitiba, onde estão o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Parque de Software. São 95 empresas aprovadas pelo Programa Curitiba Tecnoparque e que já assinaram o termo de cooperação (entre as quais 35 no Parque de Software e 6 empresas integrantes do Centro Ativo de Pesquisa e Desenvolvimento em Inovação - PDI); além de 55 empresas que estão em processo de adesão ao programa.

Tecnoparque - Para participar do Tecnoparque, a empresa interessada deve apresentar um projeto para análise técnica do Comitê de Fomento — formado por dez entidades do setor público e da sociedade civil organizada — para verificar a fundamentação técnica legal e assegurar incentivos fiscais oferecidos para estimular o desenvolvimento de setores de alta tecnologia em Curitiba. Além da infraestrutura existente na cidade, a Prefeitura lidera a integração entre as empresas, academias e institutos de desenvolvimento e de pesquisa para fortalecer o polo de serviços de base tecnológica.

Entre os setores considerados estratégicos para instalação no Tecnoparque estão os de sistemas de telecomunicações; equipamentos de informática; desenvolvimento de software; gestão de dados e distribuição eletrônica de informações; pesquisa e desenvolvimento; design; laboratórios de ensaios e testes de qualidade; instrumentos de precisão e automação industrial; e de novas tecnologias como a biotecnologia, microtecnologia e saúde.

Parque de Software – Curitiba é pioneira no Brasil na criação do “Parque de Software” como proposta para transformar a cidade num importante centro de excelência em tecnologia. Localizado em uma área de 190 mil metros quadrados, situado a dez quilômetros do Centro de Curitiba, o Parque é composto por 23 lotes que variam entre 2.700 a 5.600 m². Pertencente ao Setor CIC-NORTE do Curitiba Tecnoparque destina-se a oferecer base física compatível com as necessidades empresariais, institucional e mercadológica para implantação e expansão de empresas de engenharia de software ou de desenvolvimento de processos e produtos nessa área de especialização.

Incentivos Fiscais Parque de Software:

· Alíquota de 2% do ISS - Imposto Sobre Serviços;
· Isenção do imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis - ITBI por ato "inter vivos" quando da aquisição de terreno localizado no Setor Especial do Parque de Software destinado à implantação da empresa ou ampliação de sua área física;
· Isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU (por dez anos);
· Isenção Contribuição de melhoria (por dez anos).

Atividades incentivadas pelo Tecnoparque:
· Sistemas de Telecomunicações: equipamentos e serviços
· Equipamentos de Informática: hardware e periféricos
· Serviços de Informática: desenvolvimento de software, consultoria em hardware e software, gestão de dados e distribuição eletrônica de informações
· Pesquisa e Desenvolvimento
· Design
· Laboratórios de Ensaios e Testes de Qualidade
· Instrumentos de Precisão e Automação Industrial
· Novas Tecnologias: Biotecnologia, Nanotecnologia, Saúde, novos materiais e Tecnologias ambientais

Áreas de Abrangência do Tecnoparque:
· Anel Logístico - contendo o Núcleo Empresarial:
· UFPR e PUC-PR, LACTEC e FIEP -
· 40.000 alunos/3.000 professores e 500 grupos de pesquisa;
· Eixo estrutural da Av. Marechal Floriano Peixoto e Linha Verde;
· Anel CIC Norte - contendo o Parque de Software;
· Setor Central do Rebouças - contendo a UTFPR e o Centro de Convenções;
· Setor CIC Sul - contendo o Tecpar.