Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Empresas

Ataque a sistema da Receita Federal impede Prefeitura de emitir CNPJ

Um ataque robô ao sistema de informática da Receita Federal está impossibilitando a Prefeitura de Curitiba de processar solicitações do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e alvarás desde o dia 27 de setembro. O problema afetou o programa gerador de documentos do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que é utilizado para encaminhar inscrições, alterações e baixas do CNPJ.

A partir desse ataque, foi gerado um grande número de solicitações inválidas de CNPJ, sobrecarregando o sistema e tornando lento o fluxo de atendimento dos contribuintes pelo Cadastro Sincronizado de Curitiba, por meio do qual são emitidos, além do CNPJ, também alvarás de localização e funcionamento.

O cadastro foi implantado em 2007, a partir de um convênio pelo qual a Receita Federal faz, de forma automatizada, a primeira verificação dos pedidos de CNPJ, e a Prefeitura complementa a análise, fazendo inclusive a verificação visual de documentos.

Com o ataque, a Prefeitura passou a receber arquivos com grande quantidade de solicitações, misturando as reais às inválidas. A estimativa é que pelo menos 2 mil solicitações apresentadas por contribuintes ficaram represadas em decorrência disso.

Desde 4 de outubro, a Receita Federal  está tomando medidas para impedir novos ataques, que  gerem ainda mais solicitações inválidas.

A Prefeitura está trabalhando para normalizar o atendimento das solicitações já encaminhadas e pede a compreensão dos contribuintes enquanto o problema persistir. As informações cadastradas pelos contribuintes estão preservadas e apenas o ritmo de processamento foi afetado.

Em alta