Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alerta do IPMC

Aposentados e pensionistas sem prova de vida atualizada terão o benefício suspenso em abril

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) convoca 137 beneficiários que não fizeram a prova de vida há mais de 12 meses. Eles já foram convocados duas vezes e terão último prazo até o dia 17 de abril para realizar o procedimento pessoalmente no IPMC e manter o pagamento do seu benefício – aposentadoria ou pensão – no mês de abril.

Os que não fizerem a prova de vida, não receberão neste mês. O atendimento é feito no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória).

A estes beneficiários, o IPMC enviou mensagens, correspondências, fez tentativas de contato telefônico, de acordo com os dados que forneceram ao instituto.

Veja AQUI a lista de beneficiários que não fizeram a prova de vida. Além da convocação publicada no site do IPMC e no Diário Oficial, foi enviada, nesta segunda-feira (8/4), mais uma carta de reaviso.

“Embora o IPMC ofereça diversas possibilidades para a realização da prova de vida, que é procedimento obrigatório, infelizmente alguns beneficiários não comprovaram que estão vivos. Como gestores dos recursos previdenciários de todos os servidores, nós devemos zelar por esse dinheiro, para evitar pagamentos indevidos e fraudes”, explica o diretor de Previdência, Hélio José Pizzatto.

Durante o atendimento, os aposentados e pensionistas devem apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço e serão fotografados.

Quem tiver dúvidas sobre a prova de vida, pode entrar em contato pelos telefones (41) 3350-3660 e (41) 3350-3661.

 

De olho na validade

Os beneficiários do IPMC podem verificar no site do Instituto se a sua prova de vida está em dia. Basta acessar o portal do IPMC, informar CPF e senha. Ao fazer o login, a primeira informação é a data de validade da prova de vida.

Utilizar os serviços do plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), no Centro de Saúde ou na rede credenciada, ou ser atendido nas unidades do SUS de Curitiba caracterizam a realização da prova de vida. Após alguns dias do atendimento (consulta, exame, vacinação, internação, por exemplo), o IPMC é informado e atualiza a informação.

Também é possível fazer a comprovação usando o aplicativo GOV.BR, que pode ser utilizado a partir do mês do aniversário do aposentado ou pensionista, até 60 dias depois. Nesta opção, é necessário utilizar o celular.

Pessoas acamadas, hospitalizadas ou com dificuldade para se deslocar podem solicitar o procedimento em casa ou no hospital. Para saber mais, acesse AQUI.

Qualquer que seja a forma escolhida para fazer a prova de vida, ela é válida por um ano.

Em alta