Considerado bosque de preservação, é remanescente isolado da ampla urbanização do entorno, da ameaça de contínua degradação decorrente dos fatores naturais e da ação humana agressiva ao meio ambiente.
Implantado com infraestrutura adequada, o Bosque São Nicolau reverteu a situação, garantindo tanto a manutenção desse patrimônio natural, como a oferta de um espaço de lazer e recreação para os moradores da região.
A área foi recebida pela Prefeitura de Curitiba, dentro do processo de loteamento denominado Moradias São Nicolau. Tem como foco principal os usuários do próprio loteamento, e também atrai as famílias dos situados em seu entorno, como os conjuntos habitacionais Moradias Sabará, Moradias Sevilha e Moradias Diadema.
Em sua inauguração, na Semana do Meio Ambiente do ano 2000, à vegetação nativa foram acrescidos centenas de exemplares de araucária, e a garantia de preservação da nascente que forma o pequeno lago em seu refúgio.
Em agosto de 2001, o Museu Botânico Municipal efetuou o levantamento das espécies. Constatou que a área é constituída de vegetação remanescente ou de capões da Floresta de Araucárias (Ombrófila Mista), que é a maior floresta original do sul do Brasil, ocorrendo por associação do pinheiro do Paraná com a erva-mate, a imbuia e o pinheiro-bravo
O Bosque São Nicolau foi criado pelo Decreto n.º 575/01.
Sobre o nome do bosque
Endereço: Rua Prof. José Rodrigues Vieira Neto, 201 – Bairro CIC
Horário de funcionamento:
De segunda-feira a domingo, ininterrupto.
Como chegar – Google Maps
Voltar
Atualização: Outubro/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.