Clique aqui para ver o croqui
Natureza, lições de ecologia, lendas e mistérios fazem parte do Bosque Gutierrez uma ótima opção de lazer e contemplação do cenário ao redor para o curitibano e outros visitantes.
Lendas falam de misteriosos subterrâneos que existiram naquela que era a chácara do Dr. João Carlos H. Gutierrez, ilustre advogado em sua época. Estas histórias fantasiosas, por sua vez, remetem à narrativa sobre o Pirata Zulmiro, antigo dono da área, no ano de 1894, que teria escondido um tesouro na região.
Criado no dia 12 de setembro de 1986, situa-se na Vista Alegre, região noroeste da cidade. É tratado apenas pelo sobrenome do personagem homenageado que lhe dá nome.
Três anos depois de criado, ali foi inaugurada sua grande atração: o Memorial Chico Mendes. É um tributo ao líder seringueiro, defensor da preservação da Bacia Amazônica, reconhecido mundialmente, morto no Acre, em 22 de dezembro de 1988.
Trechos da carta enviada por Mendes ao juiz do município de Xapuri, comunicando as ameaças de morte que vinha recebendo e pedindo proteção da Justiça, foram gravados em pedra assentada sobre um paredão de onde brotam arbustos e flores. A carta, sem resposta, é datada de 28 de outubro, 54 dias antes do assassinato do ecologista, aos 44 anos.
Trilhas de observações cortam o bosque por entre árvores nativas como as aroeiras, cedros, pitangueiras; os pés de araçá, de pinheiros, pés de açoita-cavalo (cuja madeira é usada na fabricação de hélices de avião, formas de sapato e de tanino) ou de canela-de-sebo (matéria-prima ideal para marcenaria e embalagens).
Horário de funcionamento:
Das 8h às 18h
Como chegar: Google Maps
Voltar
Atualização: Outubro/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.